Fernando Machado

I Love Miss America

No próximo dia 15, no Boardwalk Hall, em Atlantic City, vamos ter o 87º concurso de Miss América. Estão participando do concurso 50 candidatas. O primeiro Miss América foi realizado, em duas etapas e final no dia 8 de setembro de 1921, em Atlantic City, em Nova Jersey. O evento daquele ano foi chamado de Atlantic City Pageant. A prova de talentos, a principal do programa do concurso, foi criada em 1935.

m-miss-america-1921a

As candidatas ao Miss América de 1921 (Foto: Divulgação) 

Nessa época, mulheres “não-brancas” foram barradas da competição, restrição somente derrubada em 1970. Em 1951, Miss América, Yolande Betbeze, causou o maior rebu pois não quis posar de maiô para propaganda do concurso. Por conta disso a Catalina retirou seu patrocínio e criou os concursos Miss USA e Miss Universo, realizados a partir do ano seguinte, em Long Beach, na Califórnia, e com uma visibilidade global maior. O concurso de 1955 foi o primeiro a ser transmitido. 

m-misses

As candidatas ao Miss América 2014 (Foto: Divulgação)

Durante a década de 60, chegou a ser o programa mais assistido da televisão  norte-americana e passou a ser considerado um símbolo nacional. Os protestos feministas de 1968 do Women’s Liberation derrubaram os índices de audiência até então altos do Miss America. Em 1984, a atriz e cantora Vanessa Williams se tormou a primeira negra a ser coroada Miss América. Nos anos 90, o Miss América sofreu nova reformulação e chegou ao formato atual.

m-margaret-gorman

Margaret Gorman, Miss América de 1921 (Foto: Divulgação)

 Desde os anos 60, a popularidade do concurso vinha despencando, chegando ao ponto da ABC cancelar a transmissão do concurso em 2005. A primeira Miss América foi vencida pela Miss Washington DC, Margaret Gorman. As demais finalistas foram Virginia Lee (New City) e Kathryn Gearon (Camden, New Jersey). Participaram ainda do concurso Emma Pharo (Harrisburg), Margarete Bates (Newark), Hazel Harris (Ocean City), Nellie Orr (Philadelphia) e Telma Matthews (Pittsburgh).

Gostou ?
Compartilhe !