Fernando Machado

Hoje é o Dia do Oscar

oscar-banquete-37

O banquete no Hotel Roosevelt em Hollywood, na primeira festa do Oscar, em 1929 (Foto: Divulgação)

Todas as atenções desta noite estão voltadas para a entrega do Oscar que acontece no Teatro Doby, em Los Angeles. A festa de entrega dos Prêmios da Academia promovido anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, em 11 de maio de 1927. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia. A atriz que mais ganhou o premio foi Katharine Hepburn (4) e o ator foi Daniel Day Lewis (3). O homem que mais faturou a estatueta foi Walt Disney (22) e a mulher foi a estilista Edith Head (8).

oscar-neil-patrick-harris

O apresentador do Oscar de hoje, é Neil Patrick Harris (Foto: Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada Louis B. Mayer, um dos fundadores da MGM. A primeira entrega do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. A cerimônia foi apresentada pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor Wiliam C. de Mille. O melhor ator foi Emil Jannings pelos filmes A Última Ordem e Tortura da Carne, a melhor atriz foi Janet Gaynor pelos filmes Sétimo Céu, O Anjo das Ruas  e Aurora.

oscar-1954

Em 1954 a entrega do Oscar foi no Pantages (Foto: Divulgação)

O melhor filme, produção foi Asas, o melhor filme, produção artística foi Aurora, o melhor diretor de comédia foi Lewis Milestone por Dois Cavaleiros Árabes, o melhor diretor de drama foi Frank Borzage por Sétimo Céu, o melhor roteiro, história original foi Ben Hecht por Paixão e Sangue e melhor roteiro, Adaptação foi para Benjamin Glazer de Sétimo Céu.

oscar-janet-gaynor

Janet Gaynor a primeira atriz a ganhar o Oscar (Foto: Divulgação)

A primeira cerimônia do Oscar televisionada foi em 1953 somente nos Estados Unidos e no Canadá. Em 1966, aconteceu a primeira exibição do Oscar a cores e desde 1969, a cerimônia do Oscar é exibida em âmbito internacional. A cerimônia do Oscar de 1998 mantém o recorde da maior audiência da sua história, com 57.25 milhões de pessoas somente nos EUA.

oscar-emil-jannings2

Emil Jannings o primeiro ator a receber o Oscar (Foto: Divulgação)

Para hoje, a 87ª cerimônia de entrega dos Oscars  acontecerá no Teatro Dolby, em Los Angeles, e terá como apresentados o ator Neil Patrick Harris. O Oscar é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheada e ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada cruzada atravessada verticalmente no peito.

os-katharine-hepburn

Katharine Hepburn levou quatro estatuetas (Foto: Divulgação)

A peça, em 1929, foi concebida pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley. Seu valor real é de cerca 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme.

oscar-daniel-day-lewis

Daniel Day Lweis tem na sua casa três Oscars (Foto: Divulgação)

Gostou ?
Compartilhe !