Fernando Machado

Blog

Giorno del Migrante

Domingo foi o Dia do Migrante Italiano, mas a comemoração aconteceu na terça-feira, e é bom frisar que foi o único dos seis consulados no Brasil a festejar a data. Tudo aconteceu na sede do Consulado da Itália, em Boa Viagem, tendo a frente o cônsul Francesco Piccione. Na ocasião falaram o anfitrião, o presidente do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior de Pernambuco Salvador Scalia e a artista plástica Vica (que abriu ontem à noite na Casa da Itália, sua exposição intitulada Vento da Terra).

i-salvador-scalia-vica-francesco-piccione-maria-grazia-liberati-francisco-rosario
Salvador Scalia, Vica, Francesco Piccione, a vice-cônsul Maria Grazia Liberati e Francisco Rosário (Fotos: Fernando Machado)

Pernambuco lidera no Nordeste o número de italianos e descendentes com cerca de 4.500. Para quem não sabe o Brasil tem um deputado no Parlamento Italiano, chamado Fábio Porta, eleito pelos italianos residentes em nosso país. Hoje as comemorações continuam, desta feita em Maceió, em Alagoas, quando o reitor da Universidade de Ferrara, Patrizio Bianchi, proferirá uma palestra no Palácio dos Palmares.

i-francesco-piccione-vera-priori-vica
Francesco Piccione, a secretária do consulado Vera Priori e a artista plástica Vica

Depois foi servido um almoço preparado pelo próprio Francesco Piccione a base de antipaste a italiana, fafottini in zialho verde, salada de fusitti alla vesuviana, pizzate casarecce, riso ai formaggi in insalata di piselli e mais. Tudo regado vino spumante, Rocca dei Forti, Rosso di Montanello, Vermouth Cinzano, Campari, além de Stregga, Amaretto, Amaro Lucano, Est, Est Est de Montefiascone e Grappa.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.