Fernando Machado

Geraldo Júlio está a cinco passos do paraíso

a-cristina--geraldo-julio-de-melo-filho

Cristina e Geraldo Júlio de Melo Filho grandes anfitriões (Foto: Fernando Machado)

Aconteceu ontem, à noite, no Forte de São Tiago das Cinco Pontas, a primeira confraternização do prefeito Geraldo Julio de Melo Filho, em torno da Imprensa pernambucana. E a primeira confraternização, diz  ditado, a gente nunca esquece. O local remete ao melhor estilo de edificação holandesa do século XVII, construído pelo engenheiro holandês Tobias Commersteijn e com a direção de obras de Peter Van Buerer.

a-guilherme-machado-carlos-percol

Guilherme Machado e Carlos Percol (Foto: Fernando Machado)

Sua construção foi providenciada para garantir o suprimento d’água das cacimbas de Ambrósio Machado, no extremo sul da Ilha de Antônio Vaz, único lugar onde havia água potável no Recife, assim como para impedir que barcos inimigos penetrassem pelas áreas baixas do Rio Capibaribe. A fortaleza teve, inicialmente, o nome de Frederik Hendrik, em homenagem ao Príncipe de Orange. O apelido Cinco Pontas é devido a sua forma original, pentagonal, em forma de estrela.

a-fabio-guimarães-josildo-sá

Fábio Rogério Guimarães e Josildo Sá (Foto: Fernando Machado)

Em 1654, as forças brasileira e portuguesas, comandadas por André Vidal de Negreiros e pelo general Francisco Barreto de Menezes, finalmente derrotaram os holandeses e ocuparam o Forte das Cinco Pontas, tendo a rendição ocorrido na Campina do Tarborda, porta sul da cidade, no arredores do Forte. Em 1677, após a rendição dos holandeses, o forte foi reconstruído em pedra e cal com apenas quatro baluartes.

a-marcela-sampaio-cecilia-ramos

Marcela Sampaio e Cecilia Ramos (Foto: Fernando Machado)

Seu nome foi mudado para Forte de São Tiago, mas o povo, fiel a sua origem, logo o chamou de São Tiago das Cinco Pontas. Com a expansão da cidade o forte  perdeu seu sentido de defesa e ganhou novos usos. Nos séculos XVIII e XIX funcionou com prisão e mais tarde como quartel militar. Em 1938 foi tombado como patrimônio nacional e, em 1980 foi restaurado e a partir de 1982 passou a sediar o Museu da Cidade do Recife. Ali podíamos contabilizar muitas histórias que passeiam em nossas mentes, noutras não.

a-antonio-tiné-everson-teixeira

Antônio Tiné e Everton Teixeira (Foto: Fernando Machado)

O prefeito Geraldo Julio, ao lado da primeira dama Cristina (sempre aquele figura humana notável), parodiando o nome do local, ele está a cinco passos do paraíso, assim como o secretário de imprensa Carlos Percol (muito elegante), dividiam  as honras da festa. Temos que parabenizar o chefe do cerimonial Fábio Rogerio Guimarães, que regeu com maestria o encontro. Geraldo Julio, Cristina, Percol e Fábio, receberam os profissionais da imprensa, lindamente. Olha, já estou pensando na confraternização do próximo ano.

a-silvana-vanzo-robson-chagas-roberta-ribeiro

Silvana Vanzo, Robson Chagas e Roberta Ribeiro (Foto: Fernando Machado)

A animação ficou por conta do DJ Pepe Jordão, que das picapes, desfilou muito bom som, principalmente o nosso frevo, que voltou a ser reverenciado. Depois subiu ao palco a Banda Pouca Chinfra com um setlist de forró, baião e ou ritmos nacionais. Mais uma vez a lua acho que era Nova não deu o sinal de sua graça. As sete palmeiras imperiais imponentes e São Tiago, do seu santuário encravado na parede principal do Forte, observaram que os colegas da imprensa não queriam saber de dançar e sim de comer e de beber.

a-inês-calabria-gustavo-belarmino-benira-maia

Inês Calado, Gustavo Belarmino e Benira Maia (Foto: Fernando Machado)

O bufê da Arcádia era de comer de rezando para São Tiago. No bufê montado repousavam pratos Salada de maçã com peito de ave, aipo e nozes, Salada de bacalhau com grão de bico e batata palha, Peru a Califórnia com purê de maçã, compotas, fios de ovos, farofa rica e molho de peru, pernil defumado na peça, rocambole salmão com molho tártaro, torta de frango, torta de camarão, quiche Lorraine, terrine en croûte de codorna, patê de fígado de ave com geleia de amora.

a-juan-torres-silvia-leitão

Juan Torres e Silvia Leitão (Foto: Fernando Machado)

Ainda queijos variados (Gruyere, Gouda, Parmesão ocado, Ementhal e Maasdam, rocambole folhado de camarão ao seu próprio bisque, rotolone recheado de queijo e presunto com molho aos quatros queijos e molho pomodoro, queijo ralado, cesta de pães, frutas secas e frescas. Para sobremesas podíamos escolher torta de morango, bolo de frutas cristalizadas, pavê de castanha, torta de chocolate crocante, pastel de festa e fatias douradas.

a-pepe-jordão

O DJ Pepe Jordão arrasou (Foto: Fernando Machado)

A decoração de Robson Chagas, estava um primor. Lindas as jarras de barro espalhadas no Forte, assim como a iluminação de âmbar e led verdes. Assim como reclama, a coluna elogia, quando ter que ser. E assim triunfal passou a noite, com os olhos se enchendo de história e a boca se fartando de gosto bom. Informação de segurança: Aquele secretário passou a noite fingindo que não estava nem ai para nada: e não estava mesmo.

a-pouca-chinfra

A Banda Pouca Chinfra (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !