Fernando Machado

General Moura assume o CMNE

w-manoel-luiz-pafiadache-paulo-camara

O general Manoel Luiz Pafiadache e o governador Paulo Câmara (Foto: Fernando Machado)

w-eduardo--villas-boas-cida

O general Eduardo Villas Boas à côté Cida (Foto: Fernando Machado)

O Quartel General do Comando Militar do Nordeste, no Curado, é um verdadeiro santuário da Mata Atlântica onde repousam árvores centenárias, e vivem alguns animais em extinção. Pois foi neste cenário deslumbrante, que aconteceu, quarta-feira, à noite, a passagem de comando do general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache para o também general Artur Costa Moura. No céu uma lua cheia rodeada de estrelas testemunhavam a bela cerimônia.

w-adriana-quice-enzo-manoel-pafiadache-renata

General Pafiadache, Quice com as filhas Adriana e Renata, com o neto Enzo (Foto: Fernando Machado)

w-claudia-artur-costa-moura

Claudia e o general Artur Costa Moura (Foto: Fernando Machado)

O espelho de água, localizado diante do QG, estava vazio, devido a dengue. Senti falta do balé dos peixes. Uma bandeira do Brasil enorme cobria todo aquele espaço. A Banda de Música do 14º BI ficou na rampa e quando foi anunciado o nome do governador Paulo Câmara, aliás, uma surpresa para mim, pois desde 2009, quando recomecei a participar das solenidades nenhum chefe do executivo pernambucano, prestigiava o evento, executou uma introdução do Hino de Pernambuco.

w-veronica-lucio-mario-de-barros-góes

Verônica e o ministro do STM Lúcio  Mario Góes (Foto: Fernando Machado)

w-afranio-paiva-moreira-viveiros

Os almirantes Afranio de Paiva Moreira Junior e Claudio Portugal de Viveiros (Foto: Fernando Machado)

As solenidades militares sempre são bonitas e com um toque de pompa e circunstância, e a de quinta aconteceu neste compasso. O mestre de cerimônias Major Alan Martins, avisou a entrada no pátio Pátria Brasil, da tropa, com cerca de 300 homens, formada por vários pelotões. No palanque estavam as autoridades, entre outras, o governador Paulo Câmara, o comandante do Exercito, general Villa Boas (presidiu a cerimônia), o ministro do Supremo Tribunal Militar, general Lucio Mário de Barros Góes; o comandante sucedido e o seu sucessor.

w-glaucia-nilson-ananias

Gláucia e o general Nilson Ananias (Foto: Fernando Machado)

w-geraldo-gomes-mattos-filho-sandra-melo

O general Geraldo Gomes de Mattos e Sandra (Foto: Fernando Machado)

Tivemos a homenagem para um grupo de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, tendo como fundo musical o Exórdio de Ex-Combatentes. Na sequência tivemos a execução do Hino Nacional, acompanhado de um coral de 600 vozes. Também foi lida a exoneração do general Pafiadache e foi ouvida sua palavra. O general Pafiadache fez o discurso de despedidas recheado de patriotismo. Lembrou os nomes dos generais Enzo, Villa Boas, e Mattos, o coronel Edson e o vereador André Régis. Muito bonito, por sinal.

w-maria-de-fatima-marcio-roland-heise

Maria de Fátima e o general Márcio Roland Heise (Foto: Fernando Machado)

w-alessandro-carvalho-bruno-bisson

O secretário de Defesa Alessandro Carvalho e o cônsul geral da França Bruno Bisson (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a leitura da nomeação do novo comandante além da leitura do curriculum Vitae do general Artur Costa Moura. O discurso do Comandante do Exercito, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas foi tocante e descontraído. A partir daí começou a transmissão de cargo. O Comandante do Exercito acompanhado dos generais Pafidache e Moura, foram até os supedâneos para as palavras de praxe. Concluindo tivemos o desfile da tropa ao som do dobrado Fibra de Heróis.

w-coroneiis-cavalcanti-eduardo-albuquerque-cunha

Os coroneis Cavalcanti, Eduardo, Albuquerque e Cunha (Foto: Fernando Machado)

w-anselmo-brandão-gomes-francisco-telles

O comandante da PMBA Anselmo Brandão, o chefe da Casa Militar Gomes e o comandante do CBBA Francisco Telles (Foto: Fernando Machado)

A tropa estava formada pela Banda Musica do 14º Batalhão de Infantaria Motorizada; Comando da Tropa, Guarda-Bandeira (composta pela Bandeira Nacional e pelo estandarte histórico do CMNE); Guarda de Honra do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado; os grupamentos de Bandeiras Históricas; de Insígnias de Organizações Militares do CMNE; do Comando do CMNE; da 6ª Região Militar; da 7ª Região Militar; da 10ª Região Militar; do 1º Grupamento de Engenharia; da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada; da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada; do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado; o 4º Batalhão de Policia do Exercito; do 4º Batalhão de Comunicação, Companhia de Guarda e Batalhão de Infantaria da Caatinga.

w-jocelio-froes-patricia-correia-artur-costa-moura-andrew-sellhorn

O delegado sergipano Jocélio Fróes, Patricia Correa, general Moura e Andrew Sellhorn (Foto: Fernando Machado)

w-marcelo-petrille-pacheco-marcos-valle-moura-rui-guilherme-da-gama-cristo

Os comandantes Marcelo Petrilli Pacheco, Marcos Valle de Moura e Rui Guilherme da Gama (Foto: Fernando Machado)

Encerrada a solenidade militar todos, saíram do Pátio Pária Brasil e se deslocaram para os jardins interno do Quartel General para a recepção. O bufê foi grifado pelo staff do CMNE, à frente o capitão Anselmo, cujo cardápio constou de crepes, comidas japonesas e estrogonofe de carne. Tudo isso regado a uísque Johnny Walker Red Label, cerveja, sucos de frutas da época e refrigerantes. Um conjunto formado por componentes da Banda de Musica do CMNE fez o fundo musical.

w-luciana-andre-regis

Luciana e o vereador André Régis (Foto: Fernando Machado)

w-clovis-melo-alan-martins

O coronel Clovis Melo e o major Alan Martins (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !