Fernando Machado

Blog

General Freire Gomes assume o CMNE

Renata e o marido general Freire Gomes (Foto: Fernando Machado)

A passagem de comando do general Artur Costa Moura para o general Marco Antônio Freire Gomes, realizada, no final da tarde de terça-feira, no Pátio Guararapes, foi a mais bonita e das mais prestigiadas. O QG do Comando Militar do Nordeste, no Curado, é um verdadeiro santuário da Mata Atlântica onde repousam árvores centenárias, e vivem alguns animais em extinção. A bela cerimônia começou exatamente às 17h.

O general Enzo Martins Peri (Foto: Fernando Machado)

As solenidades militares sempre são bonitas e com pompa e circunstância, mas está superou. No palanque principal estavam generais Joaquim Silva e Luna (Ministro de Defesa), Sergio Etchegoyen (Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional), Manoel Luiz Narvaz Pafiadache (Chefe do Departamento Geral do Pessoal), Enzo Martins Peri (ex Comandante do Exercito), entre outras autoridades.

A senhora Maria Claudia, esposa do general Moura (Foto: Fernando Machado)

Na abertura o destaque foi a Banda do CMNE formada por 48 músicos regida pelo sargento José Marcos Pereira. Fizeram evoluções de a gente ficar espantado com a precisão dos seus componentes. Tivemos uma homenagem para um grupo de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que participaram da II Guerra Mundial. Atualmente restam apenas três destes heróis.

Gláucia e o marido general Nilson Ananias (Foto: Fernando Machado)

O general Artur da Costa Moura fez o discurso de despedidas recheado de patriotismo. Muito bonito. Coube ao general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache presidir a solenidade. A partir daí começou a transmissão de cargo. O general Pafidache ao lado do general Moura e general Marco Antonio Freire Gomes foram até os supedâneos para as palavras de praxe. Concluindo tivemos o desfile da tropa ao som do dobrado Fibra de Heróis.

Ronan Drummond, Jô Mazzarolo, general Pafiadache e sua esposa Quice, além de Roseli Fritzen (Foto: Fernando Machado)

A tropa estava constituída de 977 homens e mulheres. Quando foi tocado o hino brasileiro, a platéia ficou emocionada com o coral formado pelos praças. Encerrada a solenidade militar os convidados seguiram para o Pátio Pátria Brasil que fica nos jardins interno do Quartel General, onde aconteceu a recepção. Uma bandeira do Brasil enorme cobria quase todo o QG do CMNE.

Ronan Drummond, Cileia e o marido, general Marcelo Aguiar (Foto: Fernando Machado)

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.