Fernando Machado

Frei Rinaldo assume a paroquia da Madre Deus

A Igreja da Madre Deus com seu estilo Maneirista datada 1720, cujo altar-mor é deslumbrante todo recheado de talhas barrocas do século XVIII, é a mais antiga do Recife. Quando a Igreja do Corpo Santo, a primeira instalada no Recife Antigo, foi demolida, em 1913, todo seu acervo de imagens foram transferidos para a Madre Deus. O seu lavabo de mármore de Estremoz, é considerado um dos mais bonitos do Brasil. No seu retabulo o destaque fica para a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus também século XVIII. Os fundos do templo fica debruçado para o Rio Capibaribe.

a-frei-rinaldo-dom-antonio-tourinho

Frei Rinaldo Pereira e Dom Antônio Tourinho (Foto: Fernando Machado)

Foi erguida na época em que a Congregação do Oratório de São Filipe Néri, uma ordem religiosa fundada em Pernambuco ainda no século XVII, tinha grande prestígio na sociedade. No século XIX a ordem religiosa foi extinta, deixando a Madre de Deus como uma herança ao Recife, assim como o Convento de São Felipe Néri, ou Convento dos Oratorianos; já sediou a Alfândega do Recife e atualmente é o Shopping Paço Alfândega. Em 1971, a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, precisando passar por reformas nas décadas seguintes.

a-altar-mor

Uma vista do altar-mor do coro (Foto: Fernando Machado)

Sua beleza, entretanto, permanece imaculada. No seu interior, é possível encontrar pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos. Pois bem, ontem, às 11h, aconteceu a cerimônia de posse do novo paróco, quando Padre Roberto Nogueira passou as funções para Frei Rinaldo Pereira. A cerimônia começou com a chegada do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Tourinho, ao som da música “Sou bom Pastor ovelhas guardarei, não tenho outro ofício, nem terei, quantas vidas eu tiver, eu lhes darei”.

a-padres

Os padres e o diácono que participou da festa solene (Foto: Fernando Machado)

Dom Tourinho deu uma lição de simplicidade e acolhimento. Outro bom pastor. Fez questão de cumprimentar todos que fiéis que lotaram a igreja. Depois tivemos o Cortejo Processional, formado por vários padres, acólitos e a Irmandade dos Passos. Enquanto Dom Antônio Tourinho dava uma prova de ouvir o que Papa Francisco prega, muitos sacerdotes que estavam no cortejo, a alguns que esta coluna prestigia tanto, continuam teimando em se distanciar das ovelhas. É por isso que nossas igrejas estão quase sempre vazias.

a-augusta-carneiro-pedro-henrique-joão-henrqiue-campos-lara-santana

Augusta Carneiro, Pedro Henrique e João Henrique Campos com Lara Santana (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical foi com o Coral da Igreja de São Paulo Apóstolo. Também tivemos a leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco pelo Monsenhor Sérgio Pereira (vigário Episcopal). O comentarista da Santa Missa foi Carlos Adriano de Melo. A primeira leitura foi proclamada por Gustavo Moraes, o Salmo Responsorial foi cantado por Ednaldo Silva e a segunda leitura proclamada por Maria da Piedade dos Santos. A Proclamação do Evangelho, coube ao diácono Mivarcir e a homilia a Dom Antônio Tourinho.

a-marcia-eliane-souto-carvalho

Márcia Souto Carvalho e Paula Meira (Foto: Fernando Machado)

Cerca de 700 fiéis, alguns cabeças coroadas, ouviu atento, suas palavras. Falou do grande problema do ser humano, o peso que não é o que vale, assim do aborto. Dom Tourinho fala muito bem. Este blog estende o tapete vermelho para ele. Na sequencia aconteceu a Profissão de Fé, entrega do Símbolo, da estola, das chaves da Igreja e do Sacrário. E encerrando aconteceu o juramento de fidelidade. Uma cerimônia solene. Depois Frei Rinaldo Pereira, que estava ao lado dos pais Rosemiro e Risonete Pereira, recebeu os cumprimentos.

a-frei-bosco

Frei e decorador Bosco  (Foto: Fernando Machado)

Entre as presenças destacamos o presidente do TCE e senhora Carlos Porto, Renata Campos e os filhos, Eliane e Márcia Souto Carvalho, Paula Meira, Anamaria e Romulo Monteiro, Socorro e Raul Mariz, Jô Mazzarolo, João Alberto, Sheila Wanderley, Angela Souza, freis Ademir (sempre uma figura humana sensacional) e Bosco, Telma Liège, Auxiliadora Vasconcelos.

Gostou ?
Compartilhe !