Fernando Machado

Festival São João Sinfônico

Maestro Jose Renato Accioly regendo a OCPE (Foto: Divulgação)

Depois de dois anos sem se realizar devido à pandemia, o Festival São João Sinfônico está de volta com espetáculos no Teatro de Santa Isabel, amanhã e sábado, às 20h. À frente está o maestro José Renato Accioly, com um time de 32 instrumentistas da Orquestra de Câmara de Pernambuco que subirá ao palco do teatro trazendo alguns convidados especiais, para atuarem como solistas.

O forrozeiro Geraldinho Lins (Foto: Divulgação)

Dessa vez, foram convocados os forrozeiros Geraldinho Lins e Petrúcio Amorim, na estreia, e o grupo Quinteto Violado, na noite seguinte. Sérgio Campelo (maestro e fundador do SaGrama) assina os arranjos e os dançarinos Josy e Tico Caxiado, do Balé Cultural de Pernambuco, farão a conexão da música com as danças populares. A programação inclui, ainda, a cada dia, um concerto-aula, às 16h.

O forrozeiro Petrucio Amorim (Foto: Tom Cabral)

No dia 21, ocorrerá também a Prosa de São João, evento online, com transmissão ao vivo pelo YouTube, para mostrar como se faz esta mistura do erudito com o popular. Além do lado inusitado de uma orquestra celebrar o São João, tocando os ritmos do período, o projeto – que estreou em 2017 e chega à terceira edição – ganha importância pela homenagem aos artistas convidados, ressalta a produtora executiva e diretora-geral do São João Sinfônico, Carla Navarro.

Josy, Tico Caxiado e OCPE (Foto: Divulgação)

Gostou ?
Compartilhe !