Fernando Machado

Festival Gastronômico da Pousada Zé Maria

j-sophia-lins-carol-sa-leitao
Sophia Lins e Carol Sá Leitão (Foto: Fernando Machado)

O Recife está em plena efervescência gastronômica. Desta vez o brilho da culinária ficou por conta do La Cuisine Petit Comité, de Sophia Lins e Carol Sá Leitão, que trouxeram de Fernando de Noronha, quinta-feira, o Festival Gastronômico da Pousada Zé Maria, tendo à frente do mítico Zé Maria Sultanum. O local estava mais bonito ainda graças aos decoradores Fabiano Reis e Silvio Medeiros. Os arranjos das mesas foram com produtos hidroponicos, com uma pitada de antúrios vermelhos.

j-irene-ana-claudia-ze-maria-ana-luiza-sultanum
Ana Cláudia e Zé Maria Sultanum com as filhas Maria Irene e Ana Luiza (Foto: Fernando Machado)

Pelos salões foram colocadas 11 mesas redondas e uma quadrada. Nesta última sentaram Zé Maria, com Ana Claudia, as filhas Maria Irene e Ana Luiza e seus amigos. No total 115 convidados degustaram a cozinha da Pousada Zé Maria. No palco o cantor Angelo Cavalcanti, filho de Getúlio Cavalcanti, arrasava. Depois a jornalista Ana Clara Marinho comandou as picapes.

j-juliano-valenca-marcia-souto-carvalho
Marcia Souto Carvalho e o neto gatérrimo Juliano Valença (Foto: Fernando Machado)

Zé Maria puxou os holofotes para ele com toda razão. Pois cantou, presidiu o ritual de apresentação dos pratos, contou causos e foi muito aplaudido pela turma. A atmosfera de glamour tomou conta do ambiente, por conta de algumas presenças femininas elegantes e bonitas. Houve uma peregrinação à mesa quando terminou de apresentar os pratos. Quem foi selecionado para o festival se rendeu ao cardápio a um cardápio de fazer inveja a Apicius.

j-ana-clara-marinho-francisco-jose-beatriz-castro
Os jornalistas Ana Clara Marinho, Francisco José e Beatriz Castro (Foto: Fernando Machado)

Na mesa principal repousavam um peixe em crosta, outro na folha, paella, camarão (a baiana e ao creme de amêndoas), lagosta ao molho branco e brócolis, polvo ao leite de coco, filé de peixe (ao molho de tomate, ao molho de goiaba, ao molho de shoyo, ao molho de maracujá e cavala avarú), escondidinho de bacalhau, salmão com frutas, picanha bovina e suína, pernil de cabrito, carne de sol com queijo de coalho.

j-suely-miranda-nizete-mendonca
Suely Miranda e Nizete Abdenor Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Ainda filé mignon ao molho gorgonzola, isca de frango empanado na farinha de milho, purê de jerimum, arroz (com jaca, branco, sete grãos com rúcula e tomate cereja, com café e mel, pimenta de cheiro). E as farofas, que maravilhosas: com banana, com rúcula, tomate seco, de cebola e de pão velho. Tinha também saladas (com frutas e de queijo). E ainda voltando para os frutos do mar, destacamos maionese de polvo, tartar de atum, ceviche de cavala.

j-fanna-mendonca-filho-taciana
Fanna Mendonça com o filho Mendoncinha e a nora Taciana (Foto: Fernando Machado)

Ninguém pensava em regime pois quando surgiram na mesa as sobremesas, de se comer de joelhos, a fila não terminava nunca. Os brownies de chocolate (by Ana Claudia Sultanum), a cocada com manjericão, pudim de jaca, mousseline de creme de goiaba com queijo, deixaram todos com gostinho de quero mais. Tudo isso regado a uísque escocês, vinhos portugueses e espumantes franceses. Informação importante: Os peixes vieram de Fernando de Noronha, além da chef Claudecir Silva e mais quatro cozinheiros.

j-fernando-soares-lucinha-cascao
Fernando Soares e Lucinha Cascão (Foto: Fernando Machado)

Impossivel citar todas as presenças mesmo assim destacaríamos Nizete e Reginaldo Paes Mendonça, Taciana e Mendonça Filho com o filho gato Vinicius, Lucinha Cascão e Fernando Soares, Beatriz Castro e Francisco José, Betania e Armando Peixoto, Dayse e Fernando Costa, Suely e Sérgio Miranda.

j-flavia-jordao
Flávia Jordão tentou se esconder porém não podia (Foto: Fernando Machado)

Ainda Marcia Souto Carvalho, Flávia Jordão, Paula Meira, Fanna Mendonça, Suzana Maciel, Daniela Carvalho Miranda, Ana Clara Marinho, Neia Medeiros, Alessandra Monteiro, as modelos Nayra Berenguer e Natacha Duarte, Drayton Nejaim Filho, Juliano Valença, Silvio Medeiros, Fabiano Reis.

j-nea-almeida
O generoso decote de Neia Almeida, supervisora da Pousa Zé Maria de Fernando Noronha (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !