Fernando Machado

Blog

Festival Gastronômico da França

d-bruno-bisson-meiga-von-liebig-thierry-finet

O cônsul Bruno Bisson, a chef Meiga Von Liebeg e o chef Thierry Finet (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral da França, Bruno Bisson, movimentou coquetel no salão de festas do seu edifício na Avenida Boa Viagem, em torno do lançamento do Festival Gastronômico da França (Goût de France). Naquele data se comemora o Dia Internacional da Gastronomia Francesa. O destaque da noite ficou para o chef Thierry Finet, que é da exclusiva lista Michelln, que o maior prêmio que um chef du cuisine pode alcançar. Ele veio de Paris diretamente para o evento.

d-ana-cristina-onildo-rocha-meiga-von-liebig-philippe-decoenne

Ana Cristina e Onildo Rocha Filho, Meiga Von Liebeg e Philippe Decoenne (Foto: Fernando Machado)

O Guia Michelin remete ao mundo do turismo que foi publicado pela primeira vez em 1900, por André Michelin (1853/1931), um industrial francês fundador da fabrica de pneus Michelin. O objetivo de André Michelin era promover o turismo de carro. O Guia é publicado em duas cores (Vermelho e Verde) sendo que cada uma delas tem uma aplicação diferenciada. Em 2006, 12 guias vermelhos citavam mais de 45 mil hotéis e restaurantes na Europa. Os de Nova Iorque entraram em 2006.

d-elaine-salembier-yannick-paula-ollivier

A vice-cônsul Elaine Salembier (Foto: Fernando Machado)

O salão de festas fica na cobertura e tem uma visão linda de Boa Viagem e do Recife. O fundo musical foi com músicas francesas, claro que a voz de Edith Piaf não poderia faltar. Nas picapes estava o DJ Luciano. A surpresa da noite foi o anuncio dos chefs Onildo Rocha Filho do Restaurante Roccia de João Pessoa e Meiga Von Liebeg do Restaurante Chateaubriand, do Recife, os dois únicos brasileiros a figurar no MOF (Meilleur Ouvrier de France Cuisine).

d-emmanuelle-picard-bruno-bisson

Emmanuellle Picard e André Bisson (Foto: Fernando Machado)

Na ocasião tivemos a fala do cônsul geral Bruno Bisson, em francês e traduzido em português, pela assessora de Missão Cultural do consulado da França, Emmanuelle Picard, que desembargou do Aeroporto dos Guararapes vinda de Paris durante o Carnaval. Monsieur Bisson explicou a importância do Guia Michelin e do MOF. Depois foi servido um coquetel grifado pelo Chef Thierry Finet, à côté Aurelie Finet.

d-eliane-recena-henrique-lira

Henrique Lira e Eliane Recena (Foto: Fernando Machado)

O cardápio de se comer rezando para Notre Dame constava de crème de courege à l’orange aux 5 légumes; yogurt de tomates à l’huile de truffe, salpicon de melon canarie et légumes deu sud, mozarella au vinaigre des pouilles et au basilic, riz au lait au piment d’espelette et au caramel noisette e tartelette chocolat à l’orange confite. Tudo isso regado a vinho Chateau Haut-Mondain de Bordeaux.

d-guillaume-ernst-betania-correa-de-araújo-jose-guido-correa-de-araujo-emmanuelle-picard

Guillaume Ernst, Betania Correa de Araujo, José Guido de Araujo e Emmanuelle Picard (Foto: Fernando Machado)

A propos: A chef Meiga Von Liebig reúne hoje, à noite no Laboratorio do Salão e Bar MiNassau um grupo para comemorar seu prêmio. No sábado será a vez do chef Onildo Rocha Filho fazer a mesma coisa, em João Pessoa. O cônsul geral da França, André Bisson vai prestigiar os dois encontros.

d-philippe-prazeres-masse-meiga-von-liebig-philippe-decoenne

Philippe Massé, Aurelie Finet, Prazeres Massé e Thierry Finet (Foto: Fernando Machado)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.