Fernando Machado

Festival Comida do Santo

Com um jantar dos deuses, no Oficina do Sabor, foi encerrado oficialmente, quinta-feira, o Festival Comida de Santo uma ação da Prefeitura do Recife, leia-se a Secretaria de Turismo, com o apoio do Governo do Estado, realização da Abrasel-PE e Fundação Gilberto Freyre. Recebendo os convidados estavam os chefs César Santos e Leandro Ricardo, além de Dani e Leo Barbosa, da Engenho Comunicação & Marketing.

c-cesar-santos-gilberto-neto-leandro-ricardo
César Santos, Gilberto Freyre Neto e Leandro Ricardo (Foto: Fernando Machado)

O menu foi tipicamente em ritmo de axé. Caipirinha de Pitu Gold com frutas amarelas ao hortelã e limão siciliano, banana chips (oguedê), padê (prato que reverencia Exu, o deus dos caminhos), borí, empadinhas de feijão com recheio de camarão, potage camarão ao perfume da Bahia (omulocum new age). O prato principal foi peixe assado com camarões, creme de açafrão ao perfume de cardamomo com pennete ao azeite de manjericão.

c-roberto-miranda-samira-pavesi-samuel-oliveira
Roberto Miranda, Samira Pavesi e Samuel Oliveira (Foto: Fernando Machado)

E como manda o ritual, no encerramento, foi servido doce para oxum (goiaba confit com recheio de boursin com coulis de goiaba ao vinho e especiarias, ao lado uma reinterpretação da nossa cartola). E vocês sabem os afros gostam muito de comparar “como Romeu e Julieta, Oxum e Xangô tiveram um romance intenso e impossível.”

c-luciana-carvalho-celso-assunpcao
A vice-presidente da Empetur Luciana Carvalho à côté Celso Assunpção (Foto: Fernando Machado)

Não esquecer uma mesa preparada para evocar o romance de Oxum com Xangô e Oxóssi. O chef Ricardo Leandro, explicou que a banana normalmente é oferecida em forma de doce para oxum e é uma das frutas preferidas de Oxóssi, orixá da caça que deu a Oxum seu filho Logun Edé.

c-prato-quente
E para vocês ficarem com água na boca eis o prato principal (Foto: Leandro Ricardo)

Leo Barbosa deu uma de host e falou sobre o sucesso do evento e ainda leu uma mensagem de Carmen Virginia de Xangô parabenizando os coordenadores por essa homenagem muito especial aos orixás. É bom lembrar que não baixou nenhum santo entre os participantes.

c-sobremesa
E para quem gosta de sobremesa está ai num clique de Leandro Ricardo

Informação gastronômica: Participaram do Festival do Santo os restaurantes Afonso & Anísio, Beijupirá, Çava, Dalí Cocina, In Bistrô, It, Just Madá, La Comédie, La Douane, Maison do Bonfim, Oficina do Sabor, Pantagruel, Thaal Cuisine e Varekai. Devido ao sucesso La Douane, La Comédie, Varekai e Thaal Cuisine decidiram prorrogá-lo até o dia 7 de setembro.

Gostou ?
Compartilhe !