Fernando Machado

Festa de Santo Cristo de Ipojuca

Pela 352 vez Ipojuca movimentará a festa de Santo Cristo. O evento começa hoje e vai até o dia primeiro de janeiro de 2016. Sobem ao palco armado na Praça Getúlio Vargas, em Ipojuca, às 21h, os cantores Edson Lima e Gatinha Manhosa e às 23h, Cavaleiros do Forró. A expectativa da Secretaria de Cultura é que cerca 80 mil pessoas compareçam aos três dias de festividade.

Informação religiosa: O Convento de Santo Cristo foi fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época Ministro Provincial da Custódia Franciscana, considerado um dos mais antigos do Brasil. Nele estão os restos mortais do primeiro franciscano que viveram no país, frei Gaspar de Santo Antonio, falecido em 1635.

A imagem de Santo Cristo, razão de ser das comemorações, é uma das três únicas existentes no mundo, já que em Portugal, imagens semelhantes (o Cristo com os braços levantados para cima) eram proibidas e foram todas destruídas. A existente no Convento foi salva em terras lusas e enviada ao município. Ela está à disposição para quem quiser conhecê-la.

Gostou ?
Compartilhe !