Fernando Machado

Festa de Boa Vindas da BNTM

b-alberto-feitosa-adraialton-feitosa-josi-

Alberto Feitosa, Josy Caxiado e Adailton Feitosa (Foto: Fernando Machado)

Fundada em 1992 pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, a Brazil National Tourism Mart (BNTM) é a principal bolsa de negócios de Turismo da América Latina. O objetivo é aproximar o “trade” turístico nacional das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais. Durante o evento, os compradores e convidados, chamados de buyers, realizam encontros de negócios com os hotéis, operadoras e demais fornecedores nordestinos (suppliers).

b-andre-cecilia-correia

André Correia e Maria Cecilia (Foto: Fernando Machado)

E ontem à noite, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Empetur mostraram que sabem fazer um evento de a gente ficar de queixo caído. A noite de gala aconteceu no Instituto Ricardo Brennand, que é deslumbrante por natureza e acrescentes-se a essa maravilha itens que fazem do Carnaval do Recife o melhor do Brasil. O compositor Getulio Cavalcanti, sabiamente evoca isso tudo no seu frevo Último Regresso. Senão vejamos.

b-elaine-roberto-pereira

Elaine e Roberto Pereira (Foto: Fernando Machado)

“Falam tanto que meu bloco está, / dando adeus pra nunca mais sair. / E depois que ele desfilar, / do seu povo vai se despedir. / Do regresso de não mais voltar, / suas pastoras vão pedir: / Não deixem não, que o bloco campeão, / guarde no peito a dor de não cantar. / Um bloco a mais é um sonho que se faz  / o pastoril da vida singular. / É lindo ver o dia amanhecer, / ouvir ao longe pastorinhas mil, / dizendo bem, que o Recife tem, / o carnaval melhor do meu Brasil”.

b-frevo-eudes-santana2

É frevo, meu bem! (Foto: Eudes Santana)

E foi com muito Frevo e Maracatu, riquezas do Carnaval de Pernambuco, que cerca de 1.500 congressistas, de 30 países, foram recebidos ontem, à noite, no Instituto Ricardo Brennand. E nem precisa dizer que eles não sabiam o que aplaudissem mais: o cenário, nossos ritmos ou a nossa gastronomia. E não é que os danadinhos caíram no passo quando Maestro Spok, tocou o hino do nosso Carnaval, Vassourinhas. Cada um com uma sombrinha deramum efeito visual de concorrer a um Oscar.

b-jose-mario-duarte-coelho-cristina

José Mário Duarte Coelho e Cristina Ferraz (Foto: Fernando Machado)

Além dele, tinhamos o Maracatu Nação Pernambuco e o Maracatu Rural Piaba de Ouro.  Cada convidado ganhou uma camiseta do projeto Curta Pernambuco, além de poder desfrutar de um camarim para retocar a maquiagem e se preparar para cair no passo. Uma pena que o governador Eduardo Campos, o vice João Lira Neto, o prefeito do Recife Geraldo Júlio de Melo Filho e o secretário de turismo do Recife Felipe Carreiras não deram as caras. Um grupo do Ceará me confidenciou: “Eduardo perdeu nossos votos. Um político que não prestigia o turismo não merece ser presidente”.

b-luiz-eduado-antunes-mario-carvalho-alberto-feitosa

Luiz Eduardo Antunes, Mário Carvalho e Alberto Feitosa (Foto: Fernando Machado)

O presidente em exercício da Embratur, Vicente José de Lima Neto, também virou as costas para a festas. O ministro do Turismo não vir não era novidade, pois o governo federal quer ver o diabo menos o governador de Pernambuco. E aproveitando Capiba respondemos para os faltosos: “E se aqui estamos, cantando esta canção / Viemos defender a nossa tradição / E dizer bem alto que a injustiça dói / Nós somos madeira de lei que cupim não rói”.

b-macaratu-eudes-santana

O Maracatu recepcionando os convidados (Foto: Eudes Santana)

“Bloco das Flores, Andaluzas, Cartomantes / Camponeses, Apôis Fum e o Bloco Um Dia Só / Os Corações Futuristas, Bobos em Folia Pirilampos de Tejipió / A Flor da Magnólia / Lira do Charmion, Sem Rival / Jacarandá, a Madeira da Fé / Crisântemos Se Tem Bote e Um Dia de Carnaval / Pavão Dourado, Camelo de Ouro e Bebé / Os Queridos Batutas da Boa Vista / E os Turunas de São José / Príncipe dos Príncipes brilhou / Lira da Noite também vibrou”, estes não mais existem, mas “o Bloco da Saudade, assim recorda tudo que passou.”

b-patricia-gomes-adriana-feitosa

Patrícia Gomes e Adriana Feitosa (Foto: Fernando Machado)

Foi nesse tempero o Maestro Spok arrasou e levou os convidados à loucura. Os quem não foram não sabem o que perderam. Agora vamos falar da decoração, que estava muito bonita, foi grifada por Fabiana Wanderley e Andrea Costa. Luciana Fernandes queria uma decoração à Hollywood e elas deram o recado. A Galeria de Eventos remetia ao cheiro do carnaval de Olinda, leia-se Bajado e do Recife. Além das cinco escultura neo clássica do século XIX, evocando as estações do ano, nas paredes repousavam estandartes de clubes carnavalescos.

b-maracatu-eudes-santana2

A exibição do Maracatu Piaba de Ouro  (Foto: Eudes Santana)

Do teto um lustre estilo medieval observavam que sobre as mesas estavam o Lorde de Olinda, Caboclos de Lança, Papangus assinados pelo artista plástico Ricardo Holanda. Não esquecer esculturas de reis e rainhas do carnaval grifados pelo artista plástico Fernando Augusto. Sinceramente faltou um cineasta para se inspirar num filme sobre o carnaval de Pernambuco. Temos que parabenizar Alberto Feitosa, Adailton Feitosa, Andre Correia, Luciana Fernandes e seu staff. Tudo lindo. Tudo perfeito. Tudo Pernambuco.

b-sarah-ferreira-alexandra-cavalcanti-patricia-assunpção

Sarah Ferreira, Alexandre Cavalcante e Patrícia Assunção (Foto: Fernando Machado)

Agora vamos ao bufê da Arcádia. Gente o que era aquilo? Apicius deve ter ficado morrendo de inveja e nós ficamos de joelhos para degustar o cardápio. Nossos olhos percorriam na mesa o mini risoto de charque com queijo de coalho, cubos de jerimum e cheiro verde; arrumadinho de carne de sol, feijão verde, banana da terra e molho ao vinagrete; caldinhos (sururu, peixe e feijão), ovos de codornas, bobó de camarão.

b-sarah-eleuterio-eduardo-andrade

Sarah Eleutério e Eduardo Andrade (Foto: Fernando Machado)

Tinha mais, porém não quero deixar vocês com mais água na boca, basta a mesa de doces com pasteis de festa, cocadas (branca e preta), doces caseiros (jaca, goiaba, coco verde, coco com mamão e banana), bolos de Macaxeira, Souza Leão e de rolo, além da pernambucaníssima cartola.

b-vitor-bauab-luciana-fernandes-eudes-moda

Vitor Bauab e Luciana Fernandes (Foto: Eudes Santana)

Gostou ?
Compartilhe !