Fernando Machado

Blog

Fernando Cerqueira entrega Diploma e Medalha

O presidente Fernando Cerqueira entre Fernando Machado, Roberta Jungmann, Mirella Martins e João Alberto Sobral (Foto: Paullo Almeida)

Há 85 anos, o governador Estácio Coimbra, inaugurava, na Praça da República, solenemente o Palácio da Justiça de Pernambuco, cuja construção foi iniciada no governo de Sérgio Loreto. Onde repousa o Palácio da Justiça foi sede do antigo Quartel de Cavalaria da Força Policial, onde, primitivamente, existiram os viveiros do Palácio das Torres. O projeto do Palácio da Justiça foi assinado pelo arquiteto grego radicado na Itália, Giácomo Palumbo, e coadjuvado pelo arquiteto Evaristo de Sá.

João Alberto e José Ubiracy Silva (Foto: Fernando Machado)

O majestoso prédio tem predominância do estilo eclético, onde se destacam os vitrais do artista alemão Henrich Moser. Pois bem foi nesse cenário onde se respira história, que o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, entregou, ontem, à tarde, o Diploma e a Medalha Comemorativa do Mérito Judiciário, alusiva às celebrações dos 200 anos, de Criação do Tribunal de Relação de Pernambuco, para 20 homenageados.

A tabeliã Roseana Porto (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia que teve o cerimonial conduzido por Silas da Costa Silva, foi curta e simples. Tivemos apenas uma fala, a do presidente Fernando Cerqueira, que passeou pela história do Palácio da Justiça e da criação do TJPE. Entre outras coisas afirmou “Em 6 de fevereiro de 1821, Dom João VI, então Rei do Brasil, por Alvará Régio criou o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o quarto do Brasil e o ultimo do período colonial. A Corte Recursal só foi instalada no ano seguinte, em 13 de agosto de 1822, mas como forma de preencher uma lacuna na história do Judiciário Estadual”.

Mirellla Martins e Leonardo Caribé (Foto: Fernando Machado)

Receberam o Diploma e a Medalha, além de um livro TJPE – 200 Anos de história, Volume 1 Tribunal da relação (1821-1892): desembargador Eduardo Paurá, os jornalistas João Alberto, Fernando Machado, Mirella Martins e Roberta Jungmann, José Ubiracy Silva, Márcia Carvalho, Marcel Lima, Francisco Abreu, Rossana Santana Lima, Valéria Temporal, Maria de Lourdes Correia de Araujo, Moisés Wolfenson, Ivanildo Figueiredo, Roseana Porto, Fernando Lapa, Urbano Vitalino Neto, Braga Sá, José Maria Pessoa (Zezo), e o Rotary Clube do Recife.

Roberta Jungmann e o presidente Fernando Cerqueira (Foto: Fernando Machado)

0
1 Discussion on “Fernando Cerqueira entrega Diploma e Medalha”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.