Fernando Machado

Blog

FAB: Asas que protegem o Brasil

a-nivaldo-luiz-rossato-luiz-antonio-pinto-machado

Brigadeiros do ar Nivaldo Luiz Rossato e Luiz Antonio Pinto Machado (Foto: Fernando Machado) 

Pela manhã o céu não era de brigadeiro, mas à tarde o dia ficou lindo. Acho que o brigadeiro Luiz Antonio Pinto Machado é assim ó com São Pedro. Isso aconteceu ontem quando da passagem de comando do II Comando Aéreo Regional, que aconteceu num espaço rodeado de altos coqueiros, do Aeroporto Internacional dos Guararapes e da planície dos Montes Guararapes, ou seja no QG do II COMAR. Tudo ali respira história e patriotismo.

a-odilson-benzi-dayse

O comandante do CMNE, general Odilson Benzi à côté Dayse (Foto: Fernando Machado)

A solenidade teve como mestres de cerimônia o suboficial Luiz Alberto Cabral e a capitão Cristiane Evangelista. Primeiro o Tenente Coronel Aviador Levi George da Silva, como comandante da tropa, ao som da Canção do II COMAR, apresenta o contingente ao Comandante Geral de Operações Aéreas, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, que presidiu à cerimônia e solicitando autorização para dar inicio à cerimônia militar.

 a-claudia-fernanda-luiz-fernando-dutra-bastos

Cláudia Fernanda e o brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos (Foto: Fernando Machado)

A tropa composta de 350 homens foi constituída de Banda Musica, do Estado Maior, do Porta Bandeira, de Porta Estandarte, de Guarda Bandeira e dos grupamentos de Bandeiras Históricas, Armado da Guarda de Honra, Estado Maior, Gabinete, Prefeitura de Aeronáutica, Base Aérea do Recife, II Esquadrão de Transporte Aéreo e pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica. Durante toda a solenidade aconteciam passagens baixas, ou sobrevôos, com cinco aeronaves (P3, Brasilia, Bandeirantes e Kravan).

a-jayme-gouveia-bernardo-camboa-claudio-grilli-marcelo-campbell

Os comandantes Jayme (Hospital Naval) Gouveia, Bernando (III Distrito Naval) Gamboa, Claudio (Capitania dos Portos) Grilli e Marcelo (EAM-PE) Campbell (Foto: Fernando Machado)

Na cerimônia com toque de pompa e circunstância teve apenas duas falas. A primeira foi a de despedida do brigadeiro do ar Luís Antonio Pinto Machado, comandante substituído do II COMAR, e a segunda do brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, comandante substituto.  O speech do brigadeiro Pinto Machado foi impecável. Ele passeou, sem estar abordo de nenhuma aeronave pela sua atividade na FAB, na família, auxiliares e quando aterrissou no Recife, estava inspirado fez um verdadeiro poema para sua Denise, seus filhos,  seus amigos e Pernambuco.

a-fernando-ferreira-zenyr

 General Fernando Ferreira e Zenyr (Foto: Fernando Machado)

Sob os olhares atento do brigadeiro Rossato, o comandante substituído passou o distintivo do II Comando Aéreo Regional ao comandante substituto, o brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos. Depois o brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos, acompanhado do brigadeiro Luiz Antonio Pinto Machado passaram em revista à tropa, tendo como trilha sonora o Hino Sete de Setembro. Nesse momento era lido o currículo do novo comandante.    

a-antonio-carlos-de-souza-pia

General Antônio Carlos de Souza e Pia (Foto: Fernando Machado)

Encerrando a cerimônia militar, a tropa desfilou em continência ao comandante do II COMAR, ao som da canção do II COMAR , letra do coronel aviador Gilberto de Castro e música do capitão Moisés da Paixão além do dobrado Comandante Pinto Machado, cuja musica é de Samuel Ladeira. Puxou o desfile um Xavante. A Banda Musica da Base Aérea do Recife foi regida pelo tenente Roberto Kirshoff. Para quem não sabe, o II COMAR surgiu como II Zona Aérea e teve como primeiro comandante o brigadeiro Eduardo Gomes.

a-luiz-antonio-pinto-machado-denise

Brigadeiro Luís Antônio Pinto Machado e sua Denise (Foto: Fernando Machado) 

Terminada a parte militar os comandantes Luís Fernando Dutra Bastos à côté Cláudia Fernanda, e Luiz Antonio Pinto Machado com Denise, receberam os convidados para os cumprimentos no Salão Nobre do QG com direito a um coquetel dos mais elogiados, tendo como fundo musical o sargento Diego na bateria, o sargento Bandeira no sax e o cabo Ismael no teclado. Os ex-comandantes do II COMAR da sua Galeria, testemunharam mais uma mudança de comando.  

a-gustavo-gruger-vladimir-rodrigues 

Os coronéis aviadores Gustavo Krüger e Vladimir Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

No coquetel,  bufê constou de canapés variados, quando destacamos camarão empanado, lagosta ao alho e óleo e peixe frito. Depois foi servida uma ceia de se comer rezando, cujo cardápio teve os seguintes itens: filé mignon com molho de gorgonzola, batatas coradas, arroz com alho poró, e completando uma salada de folhas nobres. Encerrado o encontro ficou aquele gostinho de quero mais.

a-ana-patricia-campbell-madalena-rodrigues-renata-grilli

Ana Patricia Campbell, Madalena Rodrigues e Renata Grilli (Foto: Fernando Machado)

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.