Fernando Machado

EUA redescobrem o Recife Antigo

Foi uma encontro recheado de história aquele que Usha Pitts, Cônsul dos Estados Unidos, comandou ontem, pela manhã, no Restaurante La Douane, no Paço Alfândega, no Recife Antigo. O prato principal foi o anuncio da nova sede do Consulado dos Estados Unidos do Nordeste para aquele Mall. A primeira sede do consulado foi instalado no Recife Antigo no dia 1º de abril de 1815, depois foi transferido para a Rua do Imperador e a partir de 1971 passou para a Rua Gonçalves Maia, na Boa Vista.

b-armando-saboia-dom-fenando-saburido-usha-pitts-isnad-penha-brasil-alberto-feitosa-felipe-carreras

Armando Saboya Filho, Dom Fernando Saburido, Usha Pitts, Isnard Penha Brasil, Alberto Feitosa e Felipe Carreras (Foto: Fernando Machado)

Depois de 200 anos os norte-americanos acordaram e fizeram um passeio pelo seu passado, pois recordar é viver. E a partir de abril de 2015 o Consulado dos Estados Unidos volta para seu endereço de origem, ou seja o Recife Antigo. Claro que o sucessor ou sucessora de Usha Pitts vai reinar um espaço muito diferente daquele vivido pelo primeiro cônsul, o diplomata Samuel S. Voorhees (1815/1816). O local do novo consulado é um verdadeiro retrato da memória urbana do Recife.

b-alessandra-king-brian-bedsworth-heidi-arola2

Alessandra King, Brian Bedsworth e Heidi Arola (Foto: Fernando Machado)

Claro que o cônsul que estiver na sua inauguração, não verá mais a Igreja do Corpo Santo, nem tampouco a sede do Clube Internacional do Recife. A localização permanece a mesma, ou seja, às margens do Rio Capibaribe. O Paço Alfândega é datado de 1732 e ali funcionou, desde a ocupação holandesa, o Porto de Recife, considerado no século XVIII o porto mais importante da América Latina. O prédio abrigou durante quase 100 anos o Convento dos Oratorianos.

b-carlos-ferreira-eliana-luna

Carlos Ferreira e Eliane Luna (Foto: Fernando Machado)

O Convento pertencia aos padres da Ordem de São Felipe Néri, e a partir de 1826, passou a funcionar como sede da Alfândega. Muito tempo depois, com a mudança do porto para beira-mar, foi doado à Santa Casa de Misericórdia, tendo passado por vários usos, de cooperativa e armazém de produtos a estacionamento. À porta do La Douane recebiam os convidados cerca de 80, a deusa de ébano, Usha Pitts e o primeiro cônsul Comercial daquela representação diplomática, Eric Olson.

b-dom-fernando-usha-pitts-isnard-penha-brasil

Dom Fernando Saburido, Usha Pitts e Isnard Penha Brasil (Foto: Fernando Machado)

A cônsul de Diplomacia Pública, Heidi Arola foi a hostess para os primeiros anúncios do novo must diplomático da região. Falaram na ocasião Usha Pitts, Eric Olson, e Julio Gil (presidente da Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos). Antes tivemos um café regional assinado pela Kampalla e depois um brinde com espumante Chandon Rosé. Na sequencia todos foram para a Praça de Eventos onde aconteceu a cerimônia oficial da assinatura do contrato de locação para as novas instalações.

b-eric-olson-usha-pitts-devin-rambo2

Eric Olson, Usha Pitts e Devin Rambo (Foto: Fernando Machado)

Sentaram à mesa Armando Saboya Filho (representando o empreendimento), Dom Antônio Fernando Saburido (arcebispo de Olinda e Recife) a cônsul Usha Pitts, o embaixador Isnard Penha Brasil, os secretários de Turismo Alberto (Pernambuco) Feitosa e Felipe (Recife) Carreras. Heidi convidou para falarem Usha Pitts, Isnard Penha Brasil, Dom Fernando e Armando Saboya. A primeira a falar foi a cônsul Usha Pitts, que infelizmente em 2015 não estará mais no cargo. Foi um speech bonito com um toque de charme graças ao seu sotaque.

b-sarah-ferreira-maria-claudia-de-paula-luciana-fernandes-eliane-luna-maria-garibaldi-patricia-assunção

Sarah Ferreira, Maria Cláudia de Paula, Luciana Fernandes, Eliane Luna, Maria Garibaldi e Patrícia Assunção (Foto: Fernando Machado)

A fala de Isnard Penha Brasil foi um verdadeiro tour pela história consular norte-americana no Recife, lembrou quando ele era sediado na Rua do Imperador. A de Dom Fernando foi um resgate a história religiosa do local. Quando Convento passaram por lá os bispos de Olinda dom frei Antonio José Bastos, dom frei José Maria de Araújo e dom frei José Joaquim Coutinho. E encerrando a vice-cônsul Alessandra King comandou um brinde com todos os convidados para celebrar a data.

b-eric-olson-ussha-pitts

Eric Olson e Usha Pitts (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !