Fernando Machado

Eu Sou Santa Cruz de Corpo e Alma

Estamos a 31 dias da comemoração dos 100 anos do Santa Cruz. E escreveremos sobre uma viagem que o Santinha realizou entre Belém e Manaus. Faz 71 anos, hoje, que a embaixada do Santa Cruz embarcava pelo vapor Pará, do Porto do Recife, com destino a Belém do Pará. Esta excursão ficou chamada de Embaixada Suicida. O time recebeu 25 mil contos de réis do Tranviário de Belém por 5 jogos. O chefe da embaixada foi o jornalista Aristófanes da Trindade. O Santa Cruz voltou com duas vitórias, dois empates e uma derrota. Marcaram 21 gols e sofreram 12.

sc-atletas-viagem

A embaixada do Santa Cruz no Vapor Pará (Foto: Memória do Santa Cruz)

A comitiva composta por 16 jogadores, o presidente Aristofanes de Andrade que acumularia a função de técnico, o juiz José Mariano Carneiro Pessoa (Palmeira) e os seguintes atletas King e Eutimio (goleiros), Sidinho II, Pedrinho e Zé Maria (zagueiros), Omar, Pelado, Capuco, Amaro e Guaberinha (medios), Edesio, Limoeiro, Sidinho 1, Pinhegas, Papeira e França (dianteiros).Como o mundo vivia em clima de guerra o vapor fez toda viagem no escuro para evitar bombardeios alemães.

sc-king-papeira

O x indica o goleiro King de pé e Papeira agachado (Foto: Memória do Santa Cruz)

Terminado o compromisso em Belém, o Santa Cruz seguiu para outra temporada, desta feita no Amazonas, a convite do Olímpico que venceu o Santa Cruz por 3 x 1. No segundo o Santinha venceu o Nacional por 6 x 1 e no terceiro jogo o tricolor venceu o Rio Negro por 5×4. Quando o time estava em Manaus, o goleiro King (Ericson Viana) e Papeira (Mário Braga) contraíram febre tifo no Pará. Quando a embaixada chegou em Belém King e Papeira morreram.

Gostou ?
Compartilhe !