Fernando Machado

Esquentando para o Carnaval

Olinda foi a primeira capital de Pernambuco. e foi fundada pelos portugueses em 1537, ocupada pelos holandeses de 1630 a 1654, e depois resgatada pelos portugueses. Olinda tem notáveis exemplos de arquitetura do século XVI, XVII, XVIII e XIX incluindo a Basílica e Mosteiro de São Bento, fundado pelos monges em 1582. Pois bem, é nessa linda cidade que o estilista e doublé de chef de cuisine Márcio Costa abriu uma casa de recepções.

g-marcio-costa

Márcio Costa (Foto: Fernando Machado)

g-joão-alberto-sheila-wanderley-carlos-augusto-lira2

João Alberto, Sheila Wanderley e Carlos Augusto Lira (Foto: Fernando Machado)

O casario é do século XIX, no estilo colonial, todavia recebeu um look de gente tirar o chapéu. Rodeado mangueira, bananeiras, avencas, pau d’agua e cajazeiras. Um sagui ficou de longe fazendo acrobacias num galho de cajazeira. Como ninguém deu muita atenção ele se mandou, mas ficou seu charme ficou. A decoração do centenário casario foi do próprio Marcio Costa, que é dividida em cinco espaços, sem contar o primeiro andar.

g-jacy-salsa-cesar-santos

Jacy Salva de óculos Prada e Cesar Santos by Alexandre Herchcovitch (Foto: Fernando Machado)

g-flavia-de-gusmão

Flávia de Gusmão (Foto: Fernando Machado)

Tudo é aconchegante e bonito que serviria de cenário para filmes de época. Onde tudo aconteceu foi no quarto set, lembrando um jardim de inverno. O teto foi coberto de balaios. O lustre foi coberto com várias sombrinhas multicoloridas de frevo. Os banheiros são muito estilosos. Também tinha uma radiola de ficha, mas com nome ingl^s Juke Box. Os convidados podiam, escolher sem pagar, suas músicas. Como tinha várias tribos, o setlist foi muito variado.

g-eda-rocha-leo-silva

Eda Rocha e Leo Silva (Foto: Fernando Machado)

g-marcio-costa-e-anderson-carlos

Márcio Costa à côté Andeson Carlos (Foto: Fernando Machado)

Não sei quem escolheu Ê Baiana composta por Fabricio da Silva, Ênio Santos Ribeiro e Miguel Pancracio, cantada por Clara Nunes, que soltou sua voz, que voz: “Ê baiana / Ê ê ê baiana, baianinha / Ê baiana / Ê ê ê baiana / Baiana boa / Gosta do samba / Gosta da roda / E diz que é bamba / Baiana boa / Gosta do samba / Gosta da roda / E diz que é bamba / Olha, toca a viola / Que ela quer sambar / Ela gosta de samba / Ela quer rebolar / Toca a viola / Que ela quer sambar / Ela gosta de samba / Ela quer rebolar”. Todavia o blog estende o tapete para esse virtuosi.

g-aurecilio-romão-cesar-santos-guiggo-cavalcanti

Aurecilio Romão, Cesar Romão e Guiggo Cavalcanti (Foto: Fernando Machado)

g-leonardo-evedove-salomão-barros-ana-telma-barros-caio-barrios-henrique-da-fonte

Leonardo Evedove, Salomão, Ana Telam e Caio Barros com Henrique da Fonte (Foto: Fernando Machado)

O encontro reuniu apenas os amigos de Márcio Costa para uma feijoada, que feijoada, remetendo para um esquente do Carnaval. A casa de recepção de Márcio Costa é realmente espetacular. E os detalhes da decoração são maravilhosos. Como tinha a turma da nouvelle vague colocaram na Juke Box, musicas que não tinham nada a haver com o babado do encontro. Não sei se disponibilizaram a musa do efêmero: Anita. Graças a Deus sai antes desse pecado musical.

g-thassio-basilio-diogo-carvalho-wbiratan-souto

Thassio Basilio, Diogo Carvalho e Wbiratan Santos (Foto: Fernando Machado)

g-tiberio-palmeira-maxwell-patricio-pedro-camboim

Tibério Palmeira, Maxwell Patricio e Pedro Camboim (Foto: Fernando Machado)

Lá para 16 horas surgiram na Rua Prudente de Moraes, no Carmo, as baianas com jarras contendo água perfumadas para lavar as ladeiras da cidade alta. E então me lembrei da Clara Nunes cantando Iansã, / Cadê Ogum? / Foi pro mar! / Mas Iansã, Cadê Ogum? / Foi pro mar! / Iansã penteia / Os seus cabelos macios / Quando a luz da lua cheia / Clareia as águas do rio / Ogum sonhava / Com a filha de Nanã / E pensava que as estrelas / Eram os olhos de Iansã / Mas Iansã, Cadê Ogum? / Foi pro mar!” Sai de lá com aquele gostinho de quero mais.

Gostou ?
Compartilhe !