Fernando Machado

Encerrado o Mês Mariano de Umburanas

a-procissão

A procissão pela rua principal de Umburanas (Foto: Fernando Machado) 

Sábado foi uma noite muito especial para nós que participamos do retiro fechado presidido pelo Padre Airton Freire, da Fundação Terra, em Arcoverde. Tudo aconteceu num cenário pobre de efeitos especiais, mas rico de graças divinas. Passava das 19h30 quando Padre Airton chegou ao átrio da Capela de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Umburanas,  para dá inicio do encerramento do mês mariano.

a-procissão2

A procissão chegando à Capela de N. S. da Conceição (Foto: Fernando Machado)

A capela foi construída no século passado pelo fazendeiro Severiano Dias Filho. É bom lembar que a imagem de Nossa Senhora da Conceição tem 300 anos, mas é guardada na casa da nora dele, Laura Siqueira. Não chovia, porém a lua não apareceu, nem tampouco as estrelas. Apesar de está chovendo o que deu um toque de mais beleza ao evento. A procissão de Nossa Senhora da Conceição é bem ao estilo das tradições portuguesas, com direito a bandeiras, crianças vestidas de anjos e foguetórios.

a-banda-de-pifanos

A Banda Pifanos foi muito elogiada pelos fiéis (Foto: Fernando Machado)

Atrás da procissão, à luz de velas, estava uma banda de pífanos e todos cantando “Dá-nos a bênção, Ó Virgem Mãe/ Penhor Seguro / do sumo bem / Maria é bela, mimosa flor, / nossa esperança, e nosso amor. / Ó como é doce, Maria amar, / seu lindo nome, pronunciar. / Estrela Dalva, Mãe de Jesus, / as nossas almas, ao céu conduz”. Depois de percorrer a rua principal de Umburanas a procissão voltou ao átrio da Capela.

a-procissão-airton

Padre Airton à frente da procissão (Foto: Fernando Machado)

E a cantoria era: “Na sua graça, quero viver, / e bendizê-la, até morrer. / Sois nossa vida, sois nossa luz, / ó Mãe querida, Mãe de Jesus. / Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. / Contigo pelo caminho, Santa Maria vai”. E Padre Airton estava feliz e muito orgulhoso da fé de suas ovelhas. A comentarista na Missa foi Maria de Lourdes Feitosa. A primeira leitura foi feita por Maria do Socorro Tavares e o salmo lido por Maria da Conceição Feitosa, e as respostas eram cantadas Genelva de Souza que tem uma voz linda.

a-sergio-flavia-mota-andor

Sérgio Mota à côté Flávia (Foto: Fernando Machado)

A homilia de Padre Airton Freire é daquelas imperdíveis e tocantes, que somente quem tem intimidade com os céus sabe fazer. Antes de encerrar a santa missa Padre Airton cantou a Ladainha de Nossa Senhora e interpretou vários cantos populares. Destaco aquele do Padre Zezinho: “Eu era pequeno, nem me lembro / Só lembro que à noite, ao pé da cama / Juntava as mãozinhas e rezava apressado”.

a-genelva-souza-henrique-araujo

Genelva de Souza e Henrique Araújo da Banda Servus (Foto: Fernando Machado)

– Mas rezava como alguém que ama / Nas Aves Marias que eu rezava / Eu sempre engolia umas palavras / E muito cansado acabava dormindo / Mas dormia como quem amava / Ave – Maria, Mãe de Jesus / O tempo passa, não volta mais / Tenho saudade daquele tempo / Que eu te chamava de minha mãe / Ave – Maria, Mãe de Jesus / Ave – Maria, Mãe de Jesus”.

a-klivia-mirelle-salvio-laura-sueleni-siqueira

Klivia Mirelle, Salvio, Laura e Sueleni Siqueira descendestes do fundador da Capela (Foto: Fernando Machado)  

Terminada a missa tivemos uma encenação bíblica com crianças de Umburanas e na seqüência a coroação de Nossa Senhora da Conceição, com direito a chuvas de pétulas de rosas vermelhas. O ministério musical foi com o Grupo Servus, formado por Brunno Morais, Genelva de Sousa e Henrique Araújo. Ainda tivemos a Banda de Pifanos indo até o altar respeitosamente reverenciar a padroeira da cidade. Portanto lembre-se: O que Vimos e Ouvimos, nós anunciamos (Jo 1,3). Viva Nossa Senhora!

a-maria-da-conceição-feitosa-maria-do-socorro-tavares-maria-de-lourdes-feitosa

Maria da Conceição Feitosa, Maria do Socorro Tavares e Maria de Lourdes Feitosa (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !