Fernando Machado

Em tempo de bolos especiais

Sempre que um pernambucano convida alguém para uma visita, a primeira e mais atenciosa providência é confeccionar um bolo. A Fabbricato Gourmet surgiu desse conceito de delicadeza e esmero. A empresa de gastronomia valoriza o bolo como elemento de destaque na gastronomia. O chef André Palma e o sócio, Bruno Perrelli Filho, escolheram Fabbricato para o nome porque, em italiano, é a tradução ideal para aquilo que se faz com cuidado.

h-chef-andre-palma-bruno-perrelli-filho

O chef André Palma e Buno Perrelli Filho (Foto: Fernando Machado)

Ao invés do trigo, entram na massa as farinhas de castanha, amêndoa, aveia. O uso de lactose é reduzido. Só ingredientes de alta qualidade entram na cozinha: nozes, damascos, ovos orgânicos. Até os utensílios e equipamentos remetem ao fazer de antigamente. As batedeiras industriais foram substituídas por batedores manuais. André Palma fez releituras de alguns sabores tradicionais que remetem à memória afetiva de todo mundo.

h-bilro

O bolo de Bilro onde o componente principal é a macaxeira (Foto: Divulgação)

Ao longo dos nove meses de gestação da Fabbricato, além da tradição, veio a ideia inovadora de apresentar uma linha de bolos gourmet em coleções. Esses bolos especiais serão lançados a cada seis meses, sempre apresentando o melhor da cultura e da gastronomia brasileira. A primeira safra, intitulada Bolo Rendado, chega com dez das principais rendas do Nordeste Brasileiro transformadas em guloseimas.

h-chitão

Neste bolo chamado Chitão o rei da receita é o abacaxi (Foto: Divulgação)

Nessas receitas, o coco fresco ralado e a farofa de cocada são usados na cobertura como um Richelieu sofisticado, alvíssimo, igual ao bordado famoso no Ceará. O Renascença, por exemplo, leva queijo do reino e farinha de amêndoa na massa. O Filé traz coco seco queimado, farinha de castanha de caju, ameixa e castanha do Pará picados. Nessa lista, tem ainda o Crochê, com morangos picados, baunilha, açúcar demerara.

h-filé

No Filé as castanhas foram o campinho para compor a receita (Foto: Divulgação)

A Juta é representada com uma junção de farinha de amendoim, de rosca e açúcar demerara. A alquimia do Rendeira é conseguida com passas claras e escuras, ameixa seca e damascos picados. No Chitão, um toque de cenoura ralada, nozes, abacaxi em calda e farinha de rosca. No Bilro, massa de mandioca e coco seco queimado. Para fabricar o Labirinto, André Palma usa maçã e nozes picadas, gengibre ralado e canela em pó na massa. E, por último, o Ponto Cruz, com o sabor inusitado da beterraba e das passas. No nosso cardápio há ainda os bolos especiais: o Red Velvet, receita tradicional dos Estados Unidos, nossa aposta para a mesa natalina.

h-chef-andre-palma

O Chef André Palma e seus bolos rendados (Foto: Fernando Machado)

Seguindo o passeio pelo mundo, o Bolo Indiano tem o perfume de especiarias (cardamomo, noz moscada, anis estrelado e canela). A sobremesa tipicamente pernambucana, a cartola foi recriada em forma de bolo que leva queijo manteiga, banana frita e uma massa composta com farinhas de vários tipos de castanha. Esse último foi batizado de César Santos, chef e embaixador da cultura local. Além dos produtos, a empresa também oferece os serviços de personal chef, criando cardápios exclusivos para momentos especiais, e ainda tem um projeto para 2016, o Terraço 623 para encontros gastronômicos com pequenos grupos nos jardins da casa onde fica a Fabbricato, na Rua Coronel Waldemar Basgal, 623, em Piedade.

Gostou ?
Compartilhe !