Fernando Machado

E viva Flávia da Veiga Pessoa!

Na década de 50 e de 60 ela reinava nas quadras, fora delas, e nas passarelas. Foi uma estrela gloriosa. Era reverenciada como atleta de voleibol, como professora e também como técnica. Estamos nos referindo a Flávia Maria Miranda da Veiga Pessoa, uma atleta de muitos quilates. Teve um filho Marcelo da Veiga Pessoa Bacallá. Não queria ser miss, “mas pelo Sport faço esse sacrifício”. No dia 4 de maio de 1957, foi lançada Miss Sport durante festa no então Palácio de Alumínio.

Flávia na quadra e como Rainha do Campeonato Brasileiro de Voleibol (Fotos: Acervo da Familia)

Flávia Maria Miranda da Veiga Pessoa nasceu, no Recife, em 24 de agosto de 1935 e faleceu em 11 de janeiro de 2012, todavia desde pequena gosta de esportes. Incursionando nos esportes amadores do Sport. Era Professora de Educação Física, formada pela Escola de Educação Física de Pernambuco. Logo terminou o curso universitário foi convidada para lecionar na UPE, como professora assistente na Cadeira de Metodologia. Paralelamente lecionava Educação Física do Colégio Estadual de Pernambuco.

Flávia da Veiga Pessoa descansando para o próximo jogo  (Foto: Acervo da Família)

Flávia era muito bonita e abalou os esportes amadores de Pernambuco. Praticava natação, esgrima, arco-e-flecha, basquete, atletismo e voleibol. Nos Jogos da Primavera, em 1954, que aconteceram no Recife, foi campeã no Arco-e-Flecha e considerada melhor atleta dessa modalidade. Nesta mesma competição foi vice-campeã no arremesso de peso. Em 1955 consagrou-se campeã de voleibol e de basquetebol pelo Sport. Chegou a ser tetra-campeã de vôlei pelo rubro-negro.

Flávia no Palácio do Aluminio e no Sport Club do Recife (Fotos: Acervo da Familia)

No dia 11 de maio, do alto dos seus 1m72 de altura e com 22 anos de idade, enfrentou outro desafio, disputar o Miss Pernambuco de 1957.  Embora não ter sido eleita, brilhou na passarela no Clube Português do Recife, disputando representando o Sport Clube do Recife. Antes, em fevereiro, Flávia da Veiga Pessoa, durante o VII Campeonato Brasileiro de Voleibol, foi eleita Rainha da competição. Em 1 de agosto de 1957, ela e Edna Bezerra Leite foram eleitas Miss Elegante Bangu do rubro-negro.

Gostou ?
Compartilhe !