Fernando Machado

E assim se passaram 50 anos

Os 50 anos da chegada da televisão em Pernambuco foram comemorados, terça-feira à noite, no Restaurante Barrozo. A primeira emissora a operar oficialmente no nosso Estado foi a TV Rádio Clube, ou Canal 6. E isso aconteceu no dia 4 de junho de 1960. Após 14 dias entrava no ar a TV Jornal do Commercio, Canal 2. As rivais travavam uma guerra por uma programação de arrasar quarteirão. Assis Chateaubriand (Rádio Clube), tinha duas televisões Tupi (Rio e São Paulo), e F. Pessoa de Queiroz estreava no ramo com muita garra.

j-jorge-jose-santana
Wellington e Geysa Alcântara, Carmen Peixoto, Jorge José Santana, Flávia Santana, Kaline e Jorge José de Santana Junior (Foto: Eduardo Marques)

A sede da TV Jornal era à moda de Hollywood e a da TV Rádio Clube mais modesta. Na programação inaugural do Canal 6 tivemos a Festa Popular com um show dando realce a nossa riqueza cultural. Lá estavam na grade o folclorista Sebastião Lopes, Egidio Bezerra e sua escola de frevo. Também os telespectadores assistiram ao programa “Salve, ó terra dos altos coqueiros” tendo à frente o jornalista Severino Barbosa.

j-joaquim-goncalves-carmen-roberto-barradas
Joaquim Gonçalves, Carmen Towar e Roberto Barradas (Foto: Fernando Machado)

Outro programa trazia o nome “Vozes de Pernambuco” estrelado por Gilvan Chaves, José Tobias, Honório de Souza, Nádia Maria, Creuza Cunha, Fernando Barreto, Jomeri Pozzoli, Gordurinha e Salomé Parísio. Ainda tinha “Saudades do Recife” com Antônio Maria. E encerrando à noite foi exibido um tape com . Não esquecer a transmissão ao vivo de um Baile de Gala diretamente do Clube Internacional.

j-jorge-jose-rui-cabral
Jorge José autografando livro do famoso Rui Cabral (Foto: Fernando Machado)

A TV Jornal do Commercio não deixou a data em brancas nuvens. Mostrou o Barzinho dos Artistas produzido por Rui Cabral, Sociedade em Desfile com Alex, o Grande Teatro, um tele-esportes e um musical com João Gilberto. No dia da inauguração oficial do Canal 2, no dia 18 de junho, foi exigido dos convidados traje a rigor. Já dá para avaliar o que seria o encontro.

j-gloria-albuquerque-pereira
Glória e Albuquerque Pereira prestigiando a televisão pernambucana (Foto: Fernando Machado)

O auditório do Canal 2 era um luxo só. E os convidados de black-tie assistiram ao show produzido por Abelardo Figueiredo foi apresentado por Jota Silvestre e Ruth Prado. E as atrações foram Ivon Cury, Luiz Delfino, Iris Letieri, Carmen Verônica, Zélia Hoffman, Celia Coutinho, Trio Irakitan, Roberto Luna, Waldir Calmon, Luiz Vieira, Carminha Mascarenhas, Pagano Sobrinho, Paulo Molin, Dora Lopes, além do blaé de Flávia Barros. E como a rival, a TV Jornal promoveu um Baile de Gala no Clube Português.

Gostou ?
Compartilhe !