Fernando Machado

E assim se passaram 374 anos

O brigadeiro João Campos Ferreira Filho e o general Richard Fernandes Nunes (Foto: Sheila Wanderley)

Comando Militar do Nordeste leia-se o comandante general Richard Fernandes Nunes, foi quem presidiu as comemorações do Dia do Exercito com uma belíssima solenidade militar, ontem, pela manhã, no Quartel-General, do Curado. O local é um verdadeiro santuário da Mata Atlântica onde repousam árvores centenárias, e vivem alguns animais em extinção. Alguns pássaros ainda ousaram e sobrevoarem o Forte Guararapes, onde acontecia a solenidade.

Roberta e Og Marques Fernandes, Zulene e Fernando Cerqueira (Foto: Fernando Machado)

Uma bandeira do Brasil enorme cobria parte do prédio do QG do CMNE. O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril, em que tropas compostas pelas etnias que formaram a Nação Brasileira, o branco europeu, o índio nativo e negro africano lutaram e venceram os invasores holandeses, em 1648, no Monte Guararapes, firmando com sangue a base do que hoje conhecemos como Pátria. As solenidades militares sempre são bonitas e com um toque de pompa e circunstância, e a do Dia do Exercito não poderia ser diferente.

General Vinicius Martinelli colocando a Medalha em João Alberto (Foto: Sheila Wanderley)

Banda Musica do Exercito sob a regência do Capitão QAO Sampaio começou executando o Hino do Exercito, tendo um coral de 500 vozes entoando “Nós somos da Pátria a guarda / Fiéis soldados Por ela amados / Nas cores de nossa farda / Rebrilha a glória / Fulge a vitória / Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança / Quando altiva for a terra / Rebrilha a glória / Fulge a vitória / A paz queremos com fervor / A guerra só nos causa dor / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor.” Sem dúvida um momento emocionante.

Generais Carlos Machado, Vinicius Martinelli e André Ribeiro (Foto: Sheila Wanderley)

Coube ao Coronel R1 Medeiros Junior ler a Ordem do Dia do Comandante do Exercito general Marco Antônio Freire Gomes. Na sequencia falou o general Richard Fernandes Nunes. Depois aconteceu a entrega das Medalhas do Exercito. Entre os agraciados estavam o colunista social João Alberto Martins Sobral, o médico Boris Berenstein, o ministro Og Fernandes, o desembargador Fernando Cerqueira, secretario Gilberto Freyre Neto, o cerimonialista Francklin Santos, general André Ribeiro. Ao som dos Parabéns Para Você, pelos 374 anos do Exército, foi encerrada a cerimônia com o desfile da tropa.

Dois heróis da II Guerra Mundial na Itália: Tenente Alberides e Capitão Souza (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !