Fernando Machado

Dom Magnus: Cidadão de Pernambuco

Num plenário deslumbrante onde do teto caia um lustre de bronze com 640 pingentes de Cristais Bacarat do século XIX, adaptado para iluminação a querosene, à vela e finalmente à lâmpada. Quatro esculturas de mármore travertino representando a Justiça, a Jurisprudência, a Sabedoria e a Eloqüência cujo autores são desconhecidos, testemunharam o bispo de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes, quarta-feira, receber o titulo de Cidadão de Pernambuco.

dom-mesa-henrique-genecy

Marcones, dom Magnus, Lucas, dom Fernando, Creusa e dom Delson (Foto: Henrique Genecy)

dom-lucas-ramos-dom-magnus-socorro-pimentel

Lucas Ramos, dom Magnus e Socorro Pimentel (Foto: Fernando Machado)

Tudo aconteceu no majestoso prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco, debruçado para o Rio Beberibe, cujo projeto é do engenheiro José Tibúrcio Pereira de Magalhães, no estilo neoclássico e inspirado no Parlamento de Budapeste, na Hungria e no Capitólio de Washington. O Palácio Joaquim foi inaugurado no dia 1º de março de 1875. Um detalhe importante o homenageado nunca esteve no prédio.

dom-magnus-dom-fernando-saburido

Dom Magnus Henrique e Dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

dom-rinaldo-antonio-tourinho

Padre Rinaldo e Dom Antônio Tourinho (Foto: Fernando Machado)

Todavia quando o Ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos Eliju Root esteve no Recife, em 1908, visitou o Palácio Joaquim Nabuco. Root que foi o primeiro ministro das Relações Exteriores norte-americano a fazer uma viagem ao exterior, era amigo de Joaquim Nabuco, o pernambucano que foi Embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Os primeiros presidentes da casa foram Tomaz Antonio Maciel Monteiro (Século 18), Antonio Vicente Andrade Bezerra (Século 20) e Romário Dias (Século 21).

dom-evilasio-medeiros-magnus

Padre Evilásio Medeiros e dom Magnus Henrique (Foto: Fernando Machado)

dom-camila-torres-dom-magnus-jo-mazzarolo

Camila Torres, Dom Magnus e JÔ Mazzarolo (Foto: Fernando Machado)

Pois foi neste cenário cheio de história que aconteceu a cerimônia de entrega do titulo de Cidadã de Pernambuco para Dom Magnus, por iniciativa da deputada Socorro Pimentel. Uma pena que os convidados nõ puderam admirar na entrada da Assembleia os dois leões de pedra das minas lioz de Portugal. Somente no Recife acontecem estas coisas. Quem for para a Alepe entra por traz.

dom-evandro-fernandes-ademir-marques-de-oliveira

Freis Evandro Fernandes e Ademir Marques de Oliviera (Foto: Fernando Machado)

dom-frei-franklin-jociel

Freis Franklin Diniz e Jociel Gomes (Foto: Fernando Machado)

O relógio já tinha tocado a Hora do Angelus, momento muito importante para os Católicos, quando o mestre de Cerimônia, Hildebrando Marques, pediu para a deputada Socorro Pimentel e ir buscar para ingressar no plenário Dom Magnus Henrique Lopes. Depois chamou as pessoas para compor a mesa dos trabalhos. Pela ordem, o deputado Lucas Ramos, que presidiu a solenidade.

dom-augusto-cesar-de-carvalho-terezinha-nunes

O deputado Augusto Cesar de Carvalho e Terezinha Nunes (Foto: Fernando Machado)

dom-danilo-pernambucano-gibão

O sanfoneiro Danilo Pernambucano e seu gibão (Foto: Fernando Machado)

Depois foram chamados Dom Fernando Saburido (arcebispo de Olinda e Recife), Creusa Pereira (deputada federal), Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz (bispo de Campina Grande), Dom Magnus Henrique Lopes, e o prefeito de Salgueiro, Marconi Libório. Ninguém do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife prestigiou o evento. Uma pena, pois perderam muitas benções, num tempo importante que são as eleições.

dom-francklin-santos

O cerimonialista Francklin Santos (Foto: Fernando Machado)

dom-armando-da-costa-ferreira-dom-magnus-maraia-da-salete-ferreira

Dom Magnus entre o cunhado e irmã: Armando e Maria da Salete Costa Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência tivemos a execução, eletrônica, do Hino Nacional Brasileiro, a saudação da Deputada Socorro Pimentel, a entrega do diploma um Caboclo de Lança, figura do Maracatu Rural, confeccionado pelo artesão Sussula de Tracunhaém, ao homenageado. E em seguida a deputada Creusa Pereira entregou o Catálogo de Peças Museais do Palácio Joaquim Nabuco.

dom-marcones-sa-creusa-pereira

Marcones Sá e Creusa Pereira (Foto: Fernando Machado)

dom-severino-erasmo-coelho-fabio-junior

Padres Severino Coelho (Erasmo) e Fábio Júnior (Foto: Fernando Machado)

E então chegou o momento de ouvir a mensagem de agradecimento de Dom Magnus Henrique Lopes. Foi um speech lindo e marcado pela sua fé a Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e Dom Vidal. Passeou pela cultura pernambucana, de quando em quando o sanfoneiro Danilo Pernambucano entrava com sua musica, como Asa Branca e Vida de Viajante de Luiz Gonzaga, Leão do Norte de Alceu Valença.

dom-sinara-hercilio-carvalho

Sinara e Hercilio Carvalho (Foto: Fernando Machado)

dom-sarah-sampaio-mirelly-alencar

Sarah Sampaio e Mirelly Alencar (Foto: Fernando Machado)

Dom Magnus lembrou Ariano Suassuna, Paulo Freire, Dom Helder Câmara e Luiz Gonzaga. No final do seu discurso, Danilo, que é de Salgueiro e um excelente artista solou com sua sanfona, o Hino de Pernambuco. Encerrando a solenidade, o deputado Lucas Ramos, convidou a todos para ouvirem o Hino de Pernambuco. Sem dúvida um começo de noite de muitas benções.

Gostou ?
Compartilhe !