Fernando Machado

Dom Frei Magnus & N. S. do Rosário

A Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Pina, domingo, estava lotada para assistir a Santa Missa e ao Novenário em homenagem à padroeira. O pregador foi o bispo de Salgueiro, Dom Frei Magnus Henrique Lopes. A decoração de Helio Silvestre estava um primor. O ministério musical, composto de seis vozes e três instrumentistas, impecável.

n-andre-magnus-pauo-amancio
Frei André, Dom frei Magnus e Frei Paulo Amancio (Fotos: Fernando Machado)

O comentarista foi Frei José André Soares que inclusive proclamou o Evangelho cantando. Uma maravilha. A primeira leitura foi lida por Juliana Moura, o salmo foi cantado por Alexsandra Leite e a segunda leitura por Maria Raissa de Castro Henrique. Frei Paulo Amancio no final fez uma bela saudação do bispo de Salgueiro.

n-juliana-mura-alexsandra-leite-maria-raissa-de-castro-henrique
As jovens Juliana Moura, Alexsandra Leite e Maria Raissa de Castro Henrique

A homilia do Dom Frei Magnus sobre Em ti, ó Maria, contemplamos a imagem perfeita da Vinha do Senhor (cf. Mt. 21, 33-43), foi notável. Ele começou plagiando o Salmo 121, que reza Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”. Dom Frei Magnus se referia ao convite para pregar no novenário à Nossa Senhora do Rosário.

n-nossa-senhora-rosario
Dom Frei Magnus diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário

Para quem não sabre Dom Frei Magnus quando era seminarista morou na Casa Paroquial da Matriz do Pina. Foi explanação eloqüente e elegante e somente quem tem intimidade com os céus poderia dizer tudo aquilo. Como os noiteiros era o Movimento Eucarístico Jovem, Dom Frei Magnus fez um alerta para que eles não tivessem medo de dizer não às drogas e outros males que rondam a juventude.

n-movimento-eucaristico-jovem-jose-andre-soares
Frei André ao lado do Movimento Eucaristico Jovem

Dom Frei Magnus lembrou na época que Maria não teve medo de aceitar o pedido de Deus para ser mãe de Jesus. Naquela época uma mulher solteira ficar grávida era condenada. E completou que Deus não desiste do seu povo e “nós como muita facilidade perdemos a esperança.” Ele ainda seguiu até o altar de Nossa Senhora do Rosário, cuja imagem é datada de 1946, para uma oração especial.

n-helio-slvestre-michael-silva-luiz-melo
Helio Silvestre, Michael Silva e Luiz Melo

Outro momento inesquecível foi quando Frei André puxou a Ladainha de Nossa Senhora, confesso que chorei de emoção. Também tivemos uma encenação à Nossa Senhora do Rosário pelo jovem Marcos Feliciano e pelo garoto Gabriel Rodrigues. Sem duvida, uma noite de a gente nunca esquecer.

Gostou ?
Compartilhe !