Fernando Machado

Dom Fernando Saburido II

p-plateia-2
Vista parcial do interior da Madre Deus (Foto: Fernando Machado)

O rito de posse de Dom Antônio Fernando Saburido, na Madre Deus, começou com meia hora de atraso. Por onde o conversível passava ele acenava para a multidão que aproveitava para tirar fotos. Dom José Cardoso Sobrinho foi o primeiro que chegou na igreja sendo recebido pelo Colégio dos Consultores.

p-plateia
O setor onde ficaram os arcebispos e bispos (Foto: Fernando Machado)

Depois chegou o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, sendo recebido à porta da Madre Deus, por Dom José Cardoso Sobrinho, com direito ao hasteamento da bandeira enquanto o coro entoava a Marcha Pontificia. Um momento de muito beleza, sem dúvida.

p-dom-fernando-eduardo-roberto-pereira
Dom Fernando quando era cumprimentado por Eduardo Campos (Foto: Roberto Pereira)

Coube a Dom Lorenzo Baldisseri acolher o novo arcebispo e depois apresentá-lo ao Colégio de Consultores. Na sequência começa a procissão de entrada, tendo como fundo musical o Salmo 22, cantado pelo coral de 16 vozes, formado de beneditinos e leigos da Curia Metropolitana.

p-domfernando-suburido-lorenzo-baldisseri-jose-cardoso
Dom Fernando, Dom Lorenzo e Dom José Cardoso (Foto: Fernando Machado)

Diante do Santíssimo Dom Fernando Saburido fez uma breve adoração, e todos os sacerdotes se ajoelharam. Quando Dom Fernando terminou a prece de adoração, sentou no lugar determinado, ao lado de Dom Lorenzo e Dom José Cardoso. Toda a platéia se sentou e começou o ritual.

p-baculo
Dom Fernando segurando o Báculo (Foto: Fernando Machado)

Um padre apresentou a Bula ao Colégio dos Consultores que a entrega ao Chanceler, Padre Cícero que faz a leitura da mesma. Agora vem a sessão de falas. A primeira foi a de Dom José Cardoso Sobrinho. Depois o Núncio Apostólico entregou a Dom Fernando Saburido o Báculo e o conduz à Cátedra ao som do Veni Creator.

p-dom-jose-cardoso
Dom José Cardoso Sobrinho foi muito festejado (Foto: Fernando Machado)

Tivemos ainda as falas do Núncio Apostólico, dos Arcebispos de Fortaleza (Dom José Antônio Marques, e o de Maceió (Dom Antônio Muniz), a do Monsenhor Manoel Valdery da Rocha de Sobral, a do Monsenhor Edvaldo (+ longo) e a do secretário geral CNBB Dom Dimas Barbosa (+ curto).

p-dom-fernando-saburido
Dom Fernando Saburido na cadeira arcebispal (Foto: Fernando Machado)

Também falaram o governador do Ceará Cid Gomes, que passou parte do tempo da cerimônia rindo e finalmente a do governador Eduardo Campos. Informação importante: Cada um ao terminar de falar ia cumprimentar Dom Fernando Saburido. O governador cearense esqueceu e somente depois corrigiu o ato falho.

Gostou ?
Compartilhe !