Fernando Machado

Dom Fernando na Igreja de Nossa Senhora do Loreto

a-nave-central2

A vista do altar pela nave central (Foto: Fernando Machado)

A Igreja de Nossa Senhora do Loreto, em Boa Viagem, é muito bonita e faz parte da comunidade da Aeronáutica, tem como capelão o Padre Gilvan Gomes das Neves. Ali já funcionou um cinema e foi neste templo que o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, presidiu, quarta-feira, à noite, a missa concelebrada (padres Gilvan, Marcelo Beraldo (Capelão do Mato Grosso) e Daniel Aguirre (vocacionado naquela comunidade e atualmente Missionário Saletino, em São Paulo), além de Dom Michele Perrone.

a-padre-marcelo-berald-dom-fernando-padre-gilvan-gomes-das-neves-dom-perroni-padre daniel-aguirre

Padre Marcelo Beraldo, dom Fernando, padre Gilvan, dom Perrone e padre Daniel Aguirre (Foto: Fernando Machado)

Foi uma cerimônia religiosa linda demais. O Ministério Musical de Silvanir e Orlando Sérgio Alves, estava perfeito. A missa começou com “Cantai, cantai ao Senhor / Um canto novo, um louvor! / Por maravilha tão grande. / Canto novo, um louvor!/ Por tal vitória e poder. / Um canto novo, um louvor! / Por um amor tão fiel, / Um canto, um louvor!/ Nasceu-nos hoje um menino / E um Filho nos foi dado / Grande é este pequenino, / Rei da Paz será chamado. / Aleluia, Aleluia, Aleluia”.

a-victoria-william-de-oliveira-barros-dom-fernando

Dom Fernando com o ministro do Supremo Tribunal Militar brigadeiro William Oliveira Barros e Victoria (Foto: Fernando Machado)

A comentarista foi Eliude Duarte. A primeira leitura foi feita por Eneida Lacerda e o salmo cantado por Silvanir Alves. O evangelho foi proclamado pelo capelão Marcelo Beraldo. A homilia coube a Dom Fernando Guimarães e que somente quem tem intimidade com os céus poderia falar tão bem. Parabéns, dom Fernando! A missa contou com a participação dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Fernando Calazans e Cordélia Montebelo. Sem dúvida uma missa que me emocionou muito.

a-gustavo-dom-fernando-guimarães

Coronel Gustavo e o irmão dom Fernando (Foto: Fernando Machado)

Depois de ouvirmos e sentirmos tanta fé, esperança e caridade a missa se encerrou com o ministério musical cantando: “Quero ver você não chorar / não olhar pra traz / nem se arrepender do que faz / Quero ver o amor vencer / mas se a dor nascer / você resistir e sorrir / Se você pode ser assim, tão enorme assim / Eu vou crer / que o Natal existe / que ninguém é triste e no mundo há sempre amor / Bom Natal, um Feliz Natal / muito amor e praz pra você,  pra vocês”.

a-judite-autran-dom-fernando-gumarães-noemi-guimarães

Dom Fernando com a sobrinha Judite Autran e a cunha Noemi Guimarães (Foto: Fernando Machado)

Informação importante: Dom Fernando Guimarães é pernambucano, irmão do ex comandante da Polícia Militar de Pernambuco coronel Gustavo Guimarães, entre outras coisas, foi Bispo de Garanhuns e professor de português do Papa João Paulo II. Durante a homilia ele explicou que seu pai queria que os filhos fossem militares e não gostou nada de sua decisão de ser sacerdote. Lá no céu ele deve está muito feliz, pois os dois são militares.

a-joão-victor-ivete-joao-bosco-feliz-anna-carolina

O coronel João Bosco Felix com a esposa Ivete e os filhos João Victor e Anna Carolina (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !