Fernando Machado

De Volta para o Passado

Há 120 anos, nascia em Pernambuco, o babalorixa Luiz de França, que morreu no dia 3 de maio de 1997.

Há 105 anos acontecia, no Campo do Derby, o I Campeonato Pernambucano de Futebol, com o jogo entre o Santa Cruz e a  Colligação Sportiva Recifense. O tricolor venceu por 1 x 0 com o gol foi de Mario Rodrigues. Participaram do campeonato os times: Esporte Clube Flamengo, Santa Cruz Futebol Clube, João de Barros Futebol Clube (depois virou América), Centro Sportivo Peres, Colligação Sportiva Recifense, e Torre Sport Club.

O time do Santa Cruz que venceu a Colligação (Foto: Internet)

A Colligação jogou com Rubens Silva, Antonio Farias e Salomão Stevens; J. Seve, Anisio e José de Mattos; Abel Stevens, José de Castro, Pedro de Farias, R. Rocha e Adauto Araujo. O tricolor com Ilo Just; Braz e Bruno Crossea (Brunelli); L. Lima, Theophilo Carvalho (Lacraia) e Manoel Pedro; A. Doria, Alberto Campos, Alcindo Wanderley, Mário Rodrigues e J. Silva.

Há 95 anos, nascia da Argentina, a atriz Renata Fronzi, que morreu no dia 15 de abril de 2008.

Há 95 anos, nascia em Pernambuco, a senhora Violeta Oliveira, que morreu no dia 12 de fevereiro de 1992.

Há 60 anos, voltava a circular no Recife, o Correio do Povo, fechado desde o dia 3 de maio de 1959. Agora sob a responsabilidade Milvernes Cruz Lima e como diretor de redação Fagundes de Menezes. A coluna social era assinada por Boris Trindade.

Há 35 anos, morria no Rio de Janeiro, o ator Rodolfo Mayer, que nasceu no dia 4 de fevereiro de 1910.

Há cinco anos, morria o escritor Gilvan Lemos, que nasceu no dia 1 de julho de 1928.

Gostou ?
Compartilhe !