Fernando Machado

De volta para o passado

Os professores e alunos na festa da inauguração (Foto: Diário da Manhã)

Há 100 anos, era inaugurada a Escola de Belas Artes, dirigida por Luiz Porto Carrero.

O Monumento aos heróis e o prefeito Pessoa Guerra falando (Fotos: Diário da Manhã)

Há 90 anos, era inaugurado na Avenida Martins de Barros, às 8h, o Monumneto de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Falaram na ocasião o vice-cônsul de Portugal Francisco Pinto, e o prefeito Pessoa Guerra. Os autores da obra foram feitas os escultores portugueses Francisco Santos e Simão de Almeida Sobrinho. À noite, no Gabinete Português de Leitura, aconteceu uma festa, tendo como orador José Fazeira. O show foi com a pianista Maria do Carmo Almeida, a cantora Helena Campos, o violinista Hans Barza, o poeta Austro Costa e uma orquestra sob a batuta do maestro Alberto Figueiredo.

Há 90 anos, acontecia uma prova de atletismo no campo do Malaquias. Nos 1.100 metros venceu Ivan Guimarães (Náutico); Salto livre venceu Aluísio Caldas (Sport); no lançamento de dardo venceu Álvaro da Cunha Lima (Flamengo); no salto em distancia venceu Aluísio Caldas (Sport); salto em altura venceu Francisco Villa-Chan (Flamengo); no lançamento de peso venceu Antônio Pereira da Silva (Sport) e Corrida de 1.500 metros venceu Natalicio Menezes (Náutico).

Há 85 anos, morria aos 22 anos de idade, o voluntário da Pátria Durval Carneiro Leão.

Há 70 anos, morria o desembargador João Paes de Carvalho, que nasceu no dia 11 de junho de 1880.

Há 70 anos, a Índia se tornava independente da Inglaterra. Um dos grandes nomes desta façanha foi Mahatma Gandhi (1869/1948).

Gostou ?
Compartilhe !