Fernando Machado

De Volta para o Passado

Há 150 anos, o poeta Castro Alves e a atriz Eugenia Câmara, deixavam definitivamente o Recife com destino a Salvador, via o vapor Tocantins.

Há 95 anos, era assassinado por uma patrulha do Exercito, Thomaz Coelho de Almeida, que nasceu no dia 23 de agosto de 1889. Foi uma comoção na cidade.

Há 85 anos, a polícia civil, leia-se o inspetor Ramos de Freitas, resolveu dissolver uma passeata de acadêmicos da Faculdade de Direito. Foram agredidos Lupercio Valença, Pereira Diniz, Arthur Vasconcelos, Fernando Mendonça e Luiz Cartaxo.

Há 100 anos, nascia nos Estados Unidos, o presidente John Kennedy, que morreu no dia 22 de novembro de 1963.

Alta-mor da Igreja da Soledade e o escultor Bibiano Silva (Fotos: Diário de Manhã/divulgação)

Há 80 anos, o pároco Francisco Salles inaugurava solenemente o alta-mor da Igreja de Nossa Senhora da Soledade, projeto do artista plástico Bibiano Silva. Era de mármore branco, verde, ônix com bronze dourado. Ele foi doado pela senhora Costa Azevedo. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo Dom Miguel Lima Valverde.

Há 75 anos, acontecia como exercício, o 2º escurecimento total do Recife (black-out), em defesa ante aérea.

Há 75 anos, morria nos Estados Unidos, o ator John Barrymore, que nasceu no dia 15 de fevereiro de 1882.

Há 60 anos, passava pelo aeroporto do Recife, via SAS, a princesa alemã, François de Bavière. Seguia até o Rio, para visitar a filha Maria, casada com o príncipe Henrique de Orleans e Bragança.

Robert Kennedy, Marilyn Monroe e John Kennedy (Foto: Divulgação)

Há 55 anos, Marilyn Monroe causava furor ao cantar no Madison Garden, os parabéns para você, pelo aniversário do John Kennedy.

Há 35 anos, morria na França, a atriz Romy Schneider, que nasceu no dia 23 de setembro de 1938.

Há 25 anos, morria no Rio de Janeiro, a ex primeira dama de Pernambuco, Avany Cordeiro de Farias, que nasceu no dia 21 de fevereiro 1901.

Gostou ?
Compartilhe !