Fernando Machado

De Volta para o Passado

conselheiro-joão-alfredo3

Há 180 anos, nascia em Pernambuco, o Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, que morreu no dia 6 de março de 1919.

Há 156 anos, era inaugurado o Jockey Clube de Pernambuco, na Avenida Conde da Boa Vista, onde atualmente é a Fafire.

darcy-vargas-cruzeiro-7-jan-53

Há 120 anos, nascia no Rio Grande do Sul, a primeira dama do Brasil, Darcy Sarmenho Vargas, que morreu no dia 25 de junho de 1968.

Há 100 anos, era inaugurado pelo governador Dantas Barreto, o serviço de saneamento de esgoto do Recife, trabalho de engenheiro Saturnino de Brito. As obras foram iniciadas em 1910, no governo de Herculano Bandeira de Mello.

fran-sinatra

Há 100 anos, nascia nos Estados Unidos, o cantor Frank Sinatra, que morreu no dia 14 de maio de 1998.

Há 100 anos, nascia no Espírito Santo, o zoólogo Augusto Rushi, que morreu no dia 3 de junho de 1986.

Há 100 anos, chegava pelo vapor Avon, o arcebispo de Malinas, o abade Von Emden. Veio proferir uma conferencia, a convite do cônsul  da Bélgica, José Maria Andrade e pelo secretario geral do Estado Heitor Maia.

Há 95 anos, nascia no Rio de Janeiro, o ator Jorge Dória (Jorge Pires Ferreira), que morreu no dia 6 de novembro de 2013.

mituca3-

Há 85 anos, nascia em Pernambuco, o jogador Mituca (Milton Fernandes de Almeida), que morreu no dia 8 de outubro de 1976.

raul-pristhon-aurinomaciel-dm-10nov1940

Raul Prysthon e Aurino Maciel sendo entrevistado pelo repórter do Diário da Manhã

Há 75 anos, era encenado no Teatro de Santa Isabel, a peça 1880, de Paulo Gonçalves, com o elenco do Teatro do Estudante de Pernambuco, à frente o professor Aurino Maciel. Também participaram alunos do Ginásio Pio X, Americano Batista e Escola Domestica. A direção foi de Raul Prysthon, o figurino do artista plástico Mario Nunes e o cenário do artista plástico Álvaro Amorim. No elenco Helio Tavares, Zezé Campos, Hildebrando de Assis, Tea Victor, Helena e Hilda Dancuart, Geber Medeiros, Marise Mendes, Hélio Oliveira, David Mello, Grace Nascimento, Carlos Moreira, Maria Guima, Yone Azevedo, José Queiroz, e Barreto Dias.

Há 55 anos, o imperador Haile Selassié, passava pelo Recife com a neta Rainha Aida. Passaram um dia e ficaram hospedados no Palácio e foram recebidos pelo governador Cid Sampaio e dona Dulce.

Há 55 anos, o Governador Cid Sampaio e a primeira dama Dulce, ofereciam jantar ao Imperador Haile Sallassié e neta Aida, no Palácio do Campo das Princesas. Participaram generais e senhoras Nilo Guerrero e Milton Barbosa, almirante e senhora Augusto Roque Dias Fernandes, Coronel Faria Leão, vice-governador Pelopidas Silveira, decano do corpo consular e senhora Patrick Nichols, Madalena e Gilberto Freyre, Fédora e Aníbal Fernandes, Celina e Antonio Camelo, Ionisia e Esmaragdo Marroquim, o casal Jorge Abrantes.

Há 50 anos, nascia em Pernambuco, o jornalista Aníbal Alexandre Barbosa da Silva, que morreu no dia 14 de junho de 1999.

Há 35 anos, acontecia no Cabanga Iate Clube, a prévia Carnaval em Preto e Branco.

Há 40 anos, o diretor do Usis, Ramon Garcez movimentava recepção no seu apartamento de Boa Viagem, para apresentar seu sucessor Arthur Berger.

libertad-lamarque

Há 15 anos, morria no México, a cantora e atriz Libertad Lamarque, que nasceu no dia 24 de novembro de 1908.

Gostou ?
Compartilhe !