Fernando Machado

De volta para o passado

thomas-carlyle

Há 220 anos, nascia na Escócia, o escritor Thomas Carlyle, que morreu no dia 5 de fevereiro de 1881.

Há 160 anos, nascia no Paraná, o historiador José Francisco da Rocha Pombo, que morreu no dia 26 de junho de 1933

Há 115 anos, morria no Rio de Janeiro, o advogado pernambucano Leopoldo de Gusmão Lobo, que nasceu no dia 7 de junho de 1840.

Há 115 anos, nascia no Rio de Janeiro, o marechal Waldemar Levy Cardoso, que morreu no dia 13 de maio de 2009.

Há 81 anos, Agostinho Ferreira Gomes, João Ferreira de Souza, Antônio Eduardo Simões, David Moreira Fontes, José Fernandes Salgueiro, Antônio Gaspar Lages. Daniel Antônio Rodrigues, Afonso de Albuquerque, Arthur Gomes Teixeira e Antonio Pereira de Souza, criavam o Clube Português do Recife. O primeiro presidente foi Antônio Gaspar Lajes.

walter-avancini

Há 80 anos, nascia no Rio de Janeiro, o diretor e escritor Walter Avancini, que morreu no dia 26 de setembro de 2001.

condessa-pereira-carneiro3

Há 75 anos, morria no Rio de Janeiro, a Condessa Pereira Carneiro (Beatriz Araujo), que nasceu no dia 3 de julho de 1885.

jose-neves-jordão-emerenciano

Há 70 anos, o interventor José Neves Filho, inaugurava, no Palácio do Campo das Princesas, o Arquivo Público de Pernambuco. O primeiro presidente foi Jordão Emerenciano.

Há 70 anos, nascia em Pernambuco, o jornalista Everaldo Xavier de Albuquerque, que morreu no dia 17 de fevereiro de 2007.

Há 65 anos, acontecia no Santa Isabel, concerto da violinista Nair Rotman, acompanhada da cantora Janete Moraes Vox.

Há 55 anos, acontecia o Campeonato Pernambucano de Remo e o Náutico foi o campeão, em 2º ficou o Barroso e em 3º o Sport. No 1º páreo venceu o Sport (Geraldo e José Hermes Azevedo, Arcôncio Gomes de Oliveira e Aloisio Queiroz Monteiro). No 2º páreo teve um problema, dois barcos bateram. No 3º páreo venceu Nautico (Edilton), em 2º ficou o Barroso (Fernando) e em 3º o Sport. No 4º páreo venceu o Barroso (Everaldo e José Camelo), em 2º ficou o Náutico e em 3º o Sport. No 5º páreo ganhou o Barroso (José Gomes de Lima Filho, Romeu Malaquias dos Santos, Joathan Marques de Freitas e Francisco Carneiro Neto). No 6º páreo venceu o Náutico (Edilson dos Santos e Americo Vespucio), em 2º lugar ficou o Barroso e em 3º o Sport. No 7º páreo venceu o Náutico (Josemir Correa, Antonio Carlos Cordeiro, Renê Geraldo Correa, Ubiratan de Carvalho, Luiz Manoel Maia, Heliodoro Pereira de Andrade, Valdemir Tavares Vila Nova e José Luciano Montenegro), em 2º lugar ficou o Sport e em 3º o Barroso.

Há 35 anos, o colunista social João Alberto lançava no Country Club, o livro Sociedade Pernambucana. A atração foi a banda de Pau e Corda. O cerimonial foi de Wladimir Meireles e na coordenação Augusto Boudoux.

Há 35 anos, o colunista social João Alberto recebia o Titulo de Cidadão de Pernambuco, na Alepe, por proposta do deputado Aristofanes de Andrade.

Há 10 anos, morria em Pernambuco, o executivo Paulo Melo (TAP), que nasceu no dia 16 de março de 1938.

Gostou ?
Compartilhe !