Fernando Machado

De volta para o passado

conego-antonio-alves2

Há 100 anos, nascia em Pernambuco, o monsenhor Antônio Alves de Souza, terceiro capelão da PMPE, que morreu no dia 7 de março de 1995.

Há 95 anos, era inaugurado o Banco do Povo, do comendador Alfredo Álvares de Carvalho, Bernardino Costa, Joaquim Franco F. Lopes e Manuel Gomes Matos. Ficava na Rua 1º de Março, 73. O gerente era Antonio Pinto de Lemos.

Há 83 anos, acontecia em Bruxelas, Kerin Haliz Hanem, da Turquia, era eleita Miss Universo de 1932.

cha-dançante-palacio

Há 80 anos, o governador Carlos de Lima Cavalcanti recebia no Campo das Princesas, a tripulação do navio escola Almirante Saldanha, cujo comandante era Durval de Oliveira Teixeira, para um chá dançante. Tocaram a Jazz Band Academica e o Conjunto da Brigada. A vocalista foi a senhora Leda Baltar. Anotados os comandante da 7ª RM, general Manoel Rabelo e da Brigada Militar de Pernambuco, coronel Jurandyr Mamede.  (Fotos: Diário da Manhã)

n-benevuto-isaac-navio-dm

O navio escola e os nadares Benevenuto e Isaac (Fotos: Diário da Manhã)

Há 80 anos, o navio escola Almirante Saldanha, promovia uma competição de natação. Nos 100 metros rasos venceu Benevenuto Nunes (Saldanha) e em 2º Paulo Assis; nos 800 metros livre venceu Isaac Moraes e em 2º Luiz Santa Rita; nos 100 metros costa venceu Benevenuto Nunes e em 2º Milton Malta Maranhão; nos 100 metros la brasse venceu Antonio Lins dos Santos (Saldanha) e em segundo um marinheiro, não divulgaram o nome; no Water Polo Almirante Saldanha 3 x 2 Sport. O Saldanha jogou com Raul, Lacê, Nunes, Leoncio, Tornaghi, Paquete e Nei, o Sport com Assunção, Zebeu, Arsenio, Cipriano, Paulo Maranhão, Sabino e Borel.

Há 80 anos, estava a bordo do Almirante Saldanha, o fuzileiro naval José Ramos da Silva, campeão amador de box e que há 17 anos não vinha a sua terra natal.

Há 55 anos, o jornalista Alencar Monteiro, de O Cruzeiro, saca uma arma e desacata a comissão julgadora, em protesto pelo resultado do Miss Ceará de 1960, realizado no Náutico. A eleita, Wanda Lucia Gomes, teve uma crise nervosa.

janeta-hovler-sandra-guimarães-de-oliveira-marisa-sommer

Janeta Hovler, Sandra Guimarães de Oliveira e Marisa Sommer (Fotos: Manchete e O Cruzeiro)

Há 41 anos, Sandra Guimarães de Oliveira, Miss São Paulo, era eleita em Brasilia, Miss Brasil de 1974.

ana-lucia-caldas

Há 35 anos, acontecia no Português, a eleição de Miss Pernambuco de 1980. A vencedora foi Ana Lucia Caldas de Souza, do Náutico.

Há 20 anos, morria em Pernambuco, o ativista político Paulo Cavalcanti, que nasceu no dia 25 de maio de 1915.

paula-luck

Há três anos, a bela Paula Lück Peres, Miss Jaboatão dos Guararapes, era eleita, no Teatro da UFPE, Miss Pernambuco de 2012.  (Fotos: Walter Andrade e Sérgio Peres)

Gostou ?
Compartilhe !