Fernando Machado

De volta para o passado

frei-caneca-murillo-la-greca

Há 215 anos, nascia em Pernambuco, Frei Caneca (Joaquim do Amor Divino Rabelo), que morreu no dia 13 de janeiro de 1825.

Cora-Coralina

Há 125 anos, nascia em Goiás, a poetisa Cora Coralina, que morreu no dia 10 de abril de 1985.

Há 100 anos, acontecia o concerto da soprano Lizá Diniz, acompanhada da pianista Nazaré Tavares Barreto, na Associação dos Empregados do Comercio.

Há 100 anos, morria na Itália, o Papa Pio X, que nasceu nod ia 2 de junho de 1835.

alvaro-zamith

Álvaro Zamith, primeiro presidente da CBF (Foto: Divulgação)

Há 95 anos, era fundada, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol. O primeiro presidente foi Álvaro Zamith.

Há 82 anos,  era inaugurada a Escola de Belas Artes de Pernambuco. No dia 29 de março de 1932 alguns artistas se reuniram no ateliê dos pintores Álvaro Amorim e Mário Nunes, rua 1º de março, para fundar a Escola de Belas Artes de Pernambuco.

escola-belas-artes

Compareceram à reunião: Antão Bibiano Silva, Jaime Oliveira, Baltazar da Câmara, Murillo LaGreca, Henrique Elliot, Emílio Franzozi, Heitor Maia Filho e Abelardo Gama. O primeiro presidente do Comitê pró-Escola de Belas Artes de Pernambuco, foi o escultor Bibiano Silva.

ESG1952

Há 65 anos, era criada no Rio de Janeiro, a Escola Superior de Guerra. O primeiro comandante foi o Marechal Cordeiro de Farias.

Há 65 anos, acontecia no Teatro de Santa Isabel, o concerto com o pianista Frederic Gulda.

Há 65 anos, o governador Barbosa Lima Sobrinho e a primeira dama Maria José, ofereciam um jantar, no Palácio do Campo das Princesas, aos familiares de Joaquim Nabuco, pelos 100 anos.

Há 60 anos, era inaugurado na Avenida Martins de Barros, 200, o Banco do Nordeste do Brasil. A benção foi dada pelo vigário Severino Nogueira. O presidente era Rômulo Almeida e o diretor Gomes Maranhão.

Há 55 anos, acontecia no Clube Náutico Capibaribe, a festa Uma Noite na Espanha, com a Orquestra Cassino de Sevilla.

Há 20 anos, morria em Pernambuco, o jornalista Orlando Telles, que nasceu no dia 26 de novembro de 1934.

Gostou ?
Compartilhe !