Fernando Machado

De volta para o passado

Há 410 anos, nascia na Alemanha, o Conde Mauricio de Nassau, que morreu no dia 20 de dezembro de 1679.

Há 85 anos, Noel Rosa se apresentava pela primeira vez em publico, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Há 83 anos, Carlos Lyra, leia-se Sociedade Anônima Diario de Pernambuco, passava o Diario de Pernambuco para a Empresa Jornalística Diário de Pernambuco.

Há 80 anos, acontecia no Recife, a Corrida de Pedestrianismo Henrique Jacques. Participaram da prova 36 atletas e apenas 10 chegaram ao final.

pedro-severino-vicente-corrida

Pedro Severino Vicente (Foto: Jornal Pequeno)

Os vencedores foram 1º lugar Pedro Severino Vicente (Brigada Militar), 2º lugar José Romão da Silva (Brigada Militar), 3º lugar Claudio Felix de Moura (Brigada Militar), 4º lugar Mauricio Lopes de Menezes (America) e 5º lugar Isaac Raphael da Silva (Iris).

nelson-ferreira-leonardo

Há 75 anos, o Jornal Pequeno escolhe os melhores do Rádio Pernambucano. Cantor foi Fernando Barreto, a cantora foi Aline Branco e o compositor Nelson Ferreira.

Há 60 anos, se casavam na Igreja de Nossa Senhora da Paz, no Largo da Paz, Angelita Vieira de Souza e Aldemar Paiva. A cerimônia foi presidida pelo cônego Antonio de Brito Alves. A recepção aconteceu na casa de Leni e Caio Souza Leão, na Rua Nicarágua, Boa Vista.

Há 54 anos, o maestro Heitor Villa Lobos regia a Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel.

alda-coutinh-stael-abelha-vera-brauner-manchete

Há 53 anos, Stäel Maria da Rocha Abelha, de Minas Gerais, era eleita no Maracanãzinho, Miss Brasil de 1961. A segunda colocada, Vera Brauner de Menezes (1942/2012), (RS) e a terceira Alda Coutinho de Moraes (1938/2013), (GB).

Há 42 anos, se casavam em San Francisco (USA), Luiza Lodetti (1938/2013) e Bob Reinhardt.

Há 40 anos, o general Tácito Theofilo de Oliveira assumia o comando do IV Exército.

Há 38 anos, era fundada a Academia de Artes e Letras de Pernambuco. O primeiro presidente foi Luiz Alberto Ferreira dos Santos (1902/1985).

tesourinha

Há 35 anos, morria no Rio Grande do Sul, o jogador Tesourinha (Osmar Fortes Barcellos), que nasceu no dia 3 de dezembro de 1921.

rita-de-cassia-elizabeth-gouveia-virginia-helena

Rita de Cássia, Elizabeth Gouveia e Virgínia Helena (Fotos: DP)

Há 33 anos, Rita de Cássia Spencer, de São Bento do Una, era eleita no Clube Internacional, Miss Pernambuco de 1981. O primeiro sem a chancela dos Diários Associados. Em segundo lugar ficou Elizabeth da Cruz Gouveia (Telpe) e em terceiro Virginia Helena Gomes da Silva (Náutico).

orlando-parahym

Há 15 anos, morria em Pernambuco, o imortal Orlando Parahym, que nasceu no dia 23 de novembro de 1911.

Há cinco anos, morria no Rio de Janeiro, o ator Perry Salles, que nasceu no dia 6 de março de 1931.

Gostou ?
Compartilhe !