Fernando Machado

Davi: Tu és Sacerdote para sempre

Davi Melo logo após ter sido consagrado padre (Foto: Fernando Machado)

Catedral de São Salvador do Mundo é mais conhecida como Catedral Sé de Olinda. Trata-se da maior igreja quinhentista do Brasil, e a mais antiga de Olinda, fundada em 1540. Nos seus arredores ficava o Castelo de Duarte Coelho, que foi demolido. Em 1591 foi acrescentada uma abóbada na capela-mor, obra de Braz da Mata, um português de Lisboa, e em 1599 a nave foi amplidada. Em 1616 foram construídas a sacristia e dependências anexas por Cristóvão Álvares, e pouco mais tarde foi elevada a Matriz de São Salvador do Mundo.

O arcebispo Dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

Com a invasão holandesa a igreja foi profanada e usada como estrebaria, e sua decadência se completou no incêndio que consumiu parte da cidade em 1631, da Matriz não restando quase nada. Depois da expulsão dos holandeses a cidade reergueu a igreja com grandes esforços, e as obras se prolongaram até o século XVIII. Neste ínterim, em 1676, foi criado o Bispado de Olinda, a antiga matriz foi elevada à condição de catedral.

Padre Davi com seus pais Fernando e Marluce (Foto: Fernando Machado)

Tempos depois sua fachada foi substituída e sofreu diversas outras alterações no interior. Em 1919, o Arcebispo Dom Miguel de Lima Valverde autorizou intervenções e descaracterizando o seu estilo original. Contudo, entre 1974 e 1976 a edificação foi restaurada, readquirindo até onde foi possível suas feições originais de transição entre a renascença e o barroco (período maneirista), dentro do Programa de Restauração das Cidades Históricas do Governo Federal em conjunto com a Fundarpe.

Misa Lilioso, Padre João Bosco e Socorro Pinto (Foto: Fernando Machado

Pois bem, foi nesse cenário repleto de história que aconteceu, sábado, às 10h, a Ordenação Presbiteral do diácono Davi Araújo de Melo. Pense numa cerimônia concorrida. A cerimônia, que durou cerca de três horas, foi conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, do Dom Fernando Saburido.

Padre José Erinaldo (Foto: Fernando Machado)

O fundo musical foi com o Schola Cantorum do Seminário de Olinda, regido pelo maestro Buonafina. Tudo começou com a chegada do andor de Nossa Senhora de Fátima, conduzido por quadro membros dos Arautos do Evangelho. Afinal de contas era o dia dela. Ao som da Marcha da Igreja, de origem francesa, surgiu na nave central a procissão composta de 150 religiosos, sendo 80 seminaristas (pernambucanos, curitibanos, paulistas e brasilienses), padres e dom Fernando Saburido.

Padre José Augusto (Foto: Fernando Machado)

O comentarista foi o padre Jurandir Ferreira Dias Junior. A primeira leitura foi feita pelo seminarista João Vicente, o salmo foi cantado pelo seminarista Gabriel, a segunda leitura coube ao seminarista Arthur. A aclamação ao Evangelho coube ao diácono Rafael Rodrigues da Arquidiocese de Brasília e a homilia foi Dom Fernando Suburido.

Padre Jurandir Ferreira Dias Junior (Foto: Fernando Machado)

Sentado no faldistório, dom Fernando comandou a unção das mãos do novo padre Davi. Depois Dom Fernando frisou: “O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para Sempre!”. Os pais, Fernando e Marluce levaram a primeira casula para o filho. Depois o Padre Davi ofereceu um almoço na Academia Santa Gertrudes.

Sophia Haluli e Vitor Gomes (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !