Fernando Machado

Cristina Freyre homenageia o Japão

Um daqueles jantares imperdíveis aconteceu terça-feira, em Apipucos, na legendária residência da senhora Cristina Freyre para encerrar os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Foi um encontro dos mais agradáveis quando reuniu as amigas do curso de ikebana, que tem à frente a mestre Yoshe Wakiyama. Na ocasião Cristina, que recebia ao lado dos filhos Kika, Gilberto e Fernando, comemorava sua nacionalidade portuguesa, com direito a passaporte e tudo.

c-kika-gilberto-cristina-fernando-freyre
Cristina ao lado dos filhos Kika, Gilberto e Fernando (Fotos: Fernando Machado)

Tivemos quatro falas: a da anfitriã é claro, a do cônsul geral Toshio Watanabe, a de Valter Kuae e da ex-consulesa de Portugal, Fátima Bastos de Almeida, que ao se aposentar fixou residência em Pernambuco. A colônia nipônica estava feliz porque as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil foram perfeitas, graças ao trabalho de Toshio Watanabe e Valter Kuae.

c-walter-kuae-tadao-nagai
O coordenador do centenário da imigração, Valter Kuae e Tadao Nagai

O bufê estava uma maravilha quando lembramos salada de pepino com kani kana, peru à Califórnia, filé ao molho de madeira, rotoloni com recheio de amêndoa, canelone com fiambre e queixo, nhogue aos quatro queijos, batata gratinada e penne com tomate e queijo. A sobremesa foi em homenagem a Portugal. Uma torta chamada Safo trazida da terrinha no inicio do século passado por dona Guilhermina, já falecida.

c-keiko-toshio-watanabe-cristina-freyre
Cristina ao lado da consulesa Keiko e do cônsul Toshio Watanabe

A senhora Laura Kuae, esposa de Valter, durante as comemorações, fundou o coral Haru, que em português significa Primavera. Ele se apresentou em vários eventos. Entre as presenças destacamos Edite e Tadao Nagai, Maria e Takishi Komuro, Naruko e Mosashi Okazaki, Célia e João Suassuna, Marilia Almeida, Silvia Kondo, Kazuko Kenishe, Yoshe Wakiyama, Tomiko Matsunoto, Akie Hamamoto, Ermelinda Tavares de Mello, Maria do Socorro Ferreira e Maria das Dores Maranhão.

Gostou ?
Compartilhe !