Fernando Machado

Clube Internacional do Recife

i-clube-internacional-do-recifedm26fev1938

A fachada do Clube Internacional em 1938 (Foto: Diário da Manhã)

Fundado pelo Barão de Casa Forte, Antônio João d’Amorim, no dia 17 de julho de 1885, no Largo do Corpo Santo, número 11; como Club Regata Ultramarino, mas no 19 de julho de 1889, virava Clube Internacional do Recife. Em 28 de novembro 1914, clube deixa o Corpo Santo e fica sediado na Rua da Aurora, 265. A inauguração no novo endereço, na Avenida Benfica, aconteceu no sábado de Carnaval, dia 16 de fevereiro de 1938. Portanto, há 78 anos. O presidente Adalgiso Lubambo confiou a missão do projeto ao engenheiro Heitor Maia Filho.

i-bando-academico-dm27fev1938

O Bando Acadêmico (Foto: Diário da Manhã)

i-jazz-pra8-direção-nelson-ferreiradm26fev1938

A Jazz da PRA 8 (Foto: Diário da Manhã)

Como era Carnaval, tivemos no sábado gordo uma noitada que marcou época na história da nossa sociedade. A decoração foi do artista plástico Lula Cardoso Ayres. Para as danças tocaram a Jazz da PRA 8, sob a direção do maestro Nelson Ferreira e o Bando Acadêmico dirigido por Rogoberto Cunha. Na primeira faziam parte do grupo Zumba, Felinho e Levino Ferreira e na segunda o nosso querido Capiba. Não foi a inauguração foi oficial, pois esta somente aconteceria na comemoração do seu aniversário, dia 17 de julho de 1938.

i-clube-internacional-do-recife-dm01mar1938

O grande salão do Internacional (Foto: Diário da Manhã)

i-clube-internacional-do-recife-dm3março1938a

O lado direito do grande salão do Clube Internacional (Foto: Diário da Manhã)

Informação importante: O Clube Internacional do Recife passava por uma grande crise, estava para fechar as portas, quando os sócios proprietários Albino Augusto da Silva, Adalgiso Lubambo, Antônio Castelo Branco, Antonio Gomes de Carvalho, Clovis Castro, Ernesto Barreto, Ernesto Leça, Esdras Barbosa, José dos Santos Araujo, José Tácio de Sá Pereira, José dos Santos Araujo e José Tolentino de Carvalho, arregaçaram as mangas compram o terreno da Benfica e construíram a sede, graças ao apoio do prefeito do Recife, João Pereira Borges, que foi presidente do Clube entre 1947 e 1951.

i-bando-academico-presidente-rogobertocunha-dm26fev1938

Rogoberto Cunha diretor do Bando Acadêmico (Foto: Diário da Manhã)

Gostou ?
Compartilhe !