Fernando Machado

Clementina Duarte: 50 anos de Arte e Design

Nelson Franca Ribeiro e Clementina Duarte (Foto: Fernando Machado)

O Recife estava devendo uma homenagem a esta notável profissional. Estamos nos referindo a arquiteta e joalheira pernambucana Clementina Duarte. E quarta-feira nossa sociedade se rendeu a magia das suas jóias e foi até o Museu do Estado de Pernambuco , outra joia da nossa história, ao lançamento do livro Clementina Duarte: 50 anos de Arte e Design, assim como a exposição de jóias e de fotografias de suas peças.

Margot Monteiro e Marta Freire (Foto: Fernando Machado)

Isabel Duarte, Clementina Duarte e Marta Freire (Foto: Fernando Machado)

Enquanto Clementina Duarte autografava o livro de bilíngue de 344 páginas e cerca de 200 fotografias de suas peças, era exibido o vídeo  Magicamente Clementina, dirigido por Malu Viana. Neste cinqüentenário ela contabiliza mais de seis mil jóias, entre brincos, colares, anéis, broches, pulseiras, etc. Em 1967, Clementina teve suas jóias como complemento no desfile da coleção Primeira/Verão do figurinista francês Pierre Cardin.

Rinaldo Carvalho e Carlito Rangel (Foto: Fernando Machado)

Lulu Pinheiro e Magnólia Maranhão (Foto: Fernando Machado)

No vernissage tivemos três falas: a da diretora do Museu Margot Monteiro, do diretor de produção e edição da CEPE Ricardo Melo e da própria Clementina. Em cada página da publicação nossos olhos vislumbram jóias de prata e de ouro (branco e amarelo), encravadas com diamantes, topázios, granadas, safiras, águas-marinhas, perolas, esmeraldas, topázio, tanzanaita, rubelita, marganita e rubis.

Beth Araruna (Foto: Fernando Machado)

Carlos Augusto Lira (Foto: Fernando Machado)

Clementina Duarte estava em grande noite num modelo de Marina Rinaldi, ao lado do marido Nelson Franca Ribeiro que selecionou a bibliografia, a cronologia e os textos do Clementina Duarte: 50 anos de Arte e Design e da filha Isabel. Mais de 200 pessoas circularam no Museu do Estado. A obra vai ser lançada em São Paulo e nos Estados Unidos. Não esquecer que ela criou jóias para a Rainha Elizabeth II e para a senadora norte-americana Hillary Clinton, entre outras figuras famosas. É frisar o coquetel de a gente rezar para Nossa Senhora da Conceição grifado pela Arcádia.

Graça Duarte e Zélia de Farias Neves (Foto: Fernando Machado)

Ruth Rozenbaum (Foto: Fernando Machado)

No cardápio canapés variados (camarão, salmão, gorgonzola, tomate seco), passa de caju com fita de Parma, Damasco com mousse de gorgonzola, lichia com creme de cheese e caviar, corneto de parmesão com peito de peru e geleia de damasco e amêndoa, cestinha de prima Donna com geleia de maçã e de canela, vol au vent com creme chesse, presunto Parma e figo, caixinha de lagosta, com pimenta rosa, triangulo Filadélfia e mini canelone com recheio de creme cheese e brie com molho de quatro queijos e pomodoro.

Margot Dourado (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !