Fernando Machado

Casa de Retiros da Sagrada Família II

Estamos segundo dia do retiro. Era 5h e como o céu estava de brigadeiro os rouxinóis começaram seu concerto e despertei. Às 7h todos nós estávamos na Capela da Sagrada Familia, para a recitação do Terço de Nossa Senhora, além do português Padre Airton Freire incluiu orações em hebraico e latim. E Deus estava firme por lá via os bem-te-vis que além do seus bailados cantavam e nos deixavam em estado de graça.

re-casa-de-retiro-sergio-mota
A Casa de Retiros (Foto: Sérgio Mota Filho)

Depois seguimos para um café da manhã dos deuses. Na seqüência um momento de formação religiosa intercalado por músicas belíssimas, quando destaco a esse hino de fé chamado Nada é Impossível para Ti, “Porque tenho medo, se nada é impossível para ti? / Venceste a morte, e nada é impossível para ti / Estás entre nós, e nada é impossível para ti? / Porque ficar triste, se nada é impossível para ti? Porque duvidar, se nada é impossível para ti?” E depois disso quem terá receio do dia de amanhã?

re-padre-airton-memorial
Padre Airton Freire quando falava no Memorial (Foto: Fernando Machado)

Depois foi servido o almoço e às 15h o cortejo estava firme na Capela da Sagrada Família para a recitação do Terço da Misericórdia. E como bom pastor, Padre Airton Freire não abandonava o rebanho seguindo na frente até o Memorial e sobre a sombra de uma baraúna onde mais uma vez os sabiás, os galos de campina e azulões com seus cânticos eram testemunhas da nossa alegria.

re-procissao
A procissão de Nossa Senhora da Conceição (Foto: Fernando Machado)

Lembrou que o lugar há 60 milhões de ano era um oceano e agora surgia diante de nossos olhos o Vale do Catimbau. Aquele momento de meditação falada foi uma verdadeira aula de sapiência. Pegou a Biblia e leu Mateus (5, 1-12, 13-16), “Felizes os que têm espírito de pobre, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que choram porque serão consolados. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”.

re-andor
O andor diante da Igreja (Foto: Fernando Machado)

Depois que Padre Airton leu o Livro da Sabedoria citando Salomão (9, 1-6-10-11) o rebanho retornou para seus aposentos pois às 20h seguiriam para uma cidadezinha de Sertânia, chamada Umburanas, duas léguas da Casa de Retiro, para a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Primeiro aconteceu uma procissão, com crianças vestidas de anjos, foguetórios, ao som de um quarteto de pifanos. Muita gente lembrou-se do filme O Auto da Compadecida. E finalmente aconteceu a santa missa.

re-banda-depifanos
A banda de pífanos (Foto: Fernando Machado))

A homilia de Padre Airton Freire foi fantástica. O Vaqueiro da Esperança é realmente um iluminado. A comentarista foi de dona Dilu, a primeira leitura coube a Sergio Mota Filho, o salmo foi lido por Rosangela Gomes e a prece dos fiéis ficou com Alice Clark. O ministério musical foi com os violonistas Bruno Moraes e Fernando José da Silva com a cantora Lili Lins. Depois as ovelhas voltaram para a Casa de Retiro. E assim terminou o segundo dia retiro.

Gostou ?
Compartilhe !