Fernando Machado

A Praça, o Camarote e o Galo

c-praça-sergio-loreto-1925-iba-mendes

A Praça Sérgio Loreto em 1925 (Reprodução do Blog de Iba Mendes)

Para resolver os constantes problemas de alagamentos causados pela variação das marés no caminho que unia a Fortaleza de Cinco Pontas e Afogados, isso no final do século XVIII, o governador D. Tomás José de Melo mandou fazer reparos no aterro anteriormente construído. Para esses reparos foi necessário obter areia, retirada de um terreno particular junto às obras. Nessas escavações fizeram um viveiro de peixes que ficou conhecido por Viveiro do Muniz, numa referência ao dono do terreno, Antônio José Muniz. Nele, havia muitos peixes e a sua pesca era privativa do governador.

c-guilherme-ana-neri-romulo-meneses

Guilherme Menezes com os pais Ana Neri e Rômulo (Foto: Fernando Machado)

c-geraldo-julio-cristina-ana-luiza-paulo-camara-andrea-rego-barros

Geraldo Julio, Cristina, Ana Luiza e Paulo Câmara (Foto: Andréa Rego Barros)

Pois foi neste espaço, depois de vários aterramentos, surgiu a Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José. Seu traçado original com características do paisagismo inglês – linhas curvas, imitando as linhas da natureza, delineando o lago e os passeios sinuosos, sombreados por grandes árvores e imponentes palmeiras imperiais – foi definido em 1924, e sua instalação realizada pelo prefeito Antonio de Góes, em 1926, em homenagem ao governador. Antes, era conhecida como Praça do Muniz, Campina do Bodé e Praça Siqueira Campos.

c-cezzinha

Cezzinha sempre simpático, como deve ser os artistas  (Foto: Fernando Machado)

c-clotilde-antonio-mario-pinto

Clotilde e Antônio Mário Pinto (Foto: Fernando Machado)

A Praça era considerada o mais belo jardim do Recife: possuía coreto em que bandas de música faziam retretas, existia a Ilha dos Amores e a calçada do jardim, apelidado de quem-me-quer,  de onde os rapazes dirigiam galanteios (ou seriam cantadas?), às moças que ali passeavam. Quem sabe a turma alegre também não batia o ponto por lá. Na administração do prefeito Augusto Lucena (1971-1975), com a ampliação da Avenida Dantas Barreto depredou parte do bairro de São José e da área da Praça Sérgio Loreto.

c-eduardo-machado-mirella-martins-murilo-cavalcnate

Eduardo Machado, Mirella Martins e Murilo Cavalcante (Foto: Fernando Machado)

c-geraldo-julio-mello-filho-cristina

O prefeito Geraldo Julio e a notável primeira dama Cristina (Foto: Fernando Machado)

A Sérgio Loreto é contornada pela Rua Imperial e pela Avenida Sul. No seu logradouro há um monumento em concreto armado polido em homenagem aos heróis da Restauração Pernambucana, by o escultor Abelardo da Hora (1924/2014), inaugurado em 1975. Com o tempo a Praça foi esquecida pelo governo municipal e a população em geral não mais a visitava. Tornou-se moradia de mendigos, depósito, “sanitário”, ponto de venda e consumo de drogas, o que muito contribuiu para que os assaltos fossem constantes em seu entorno.

c-graça-araujo

Tentaram boicotar meu trabalho, mas Graça Araújo é amiga (Foto: Fernando Machado)

c-jarbas-jarbinhas-raul-henry-luiza-nogueira

O deputado Jarbas Vasconcelos o filho, Jarbinha, o vice governador Raul Henry e Luiza Nogueira (Foto: Fernando Machado)

Após muitas reclamações, o governo municipal realizou algumas intervenções necessárias para revitalizá-la. A partir de 2009 o Clube de Máscaras Galo da Madrugada, que possui um galpão nos seus arredores decidiu adota-la. Este texto foi feito sobre uma pesquisa da bibliotecária Virginia Barbosa da Fundação Joaquim Nabuco. Pois bem foi neste local que foi fincado o Camarote do Galo da Madrugada, com 1.200 m², com o tema A Magia das Américas e foi decorada por Romildo Alves. Dentro dele existia um curralzinho Vip, somente para autoridades.

c-lele-carvalho-gilberta-queiroz

Lelé Carvalho e Gilberta Carvalho (Foto: Fernando Machado)

c-luiz-eduardo-alina-moraes

Este casal, lindo, é de São Paulo Luiz Eduardo Moraes à côté Alina (Foto: Fernando Machado)

Fiquei observando, incógnito, é tão bom não ser conhecido, porque podemos perceber as frescuras de alguns apresentadores da televisão pernambucana, circulado dentro do camarote com seguranças. Será que ali tinha marginais? Quando uma pessoa é esnobe no Carnaval imagine no dia a dia. Tem um certo cidadão que já fui apresentado a ele mais de duas vezes e quando me ver, faz que não me conhece. Tenho fé em Deus não precisarei dele e Deus está comigo sempre. Ibrahim Sued já escrevia: “Olho vivo, que cavalo não desce escada”.

c-michelle-lins-rodrigo-moraes

Michelle Lins e Rodrigo Moraes (Foto: Fernando Machado)

c-milu-carlos-neves

Milu e Carlos Neves (Foto: Fernando Machado)

As assistentes das apresentadoras são mais metidas a besta do que as próprias. Imagina que queria tirar um foto de minha amiga Graça Araújo, como ela estava noutro curralzinho, pedi para uma carimbadora interina para mandar Graça olhar para mim. A cidadã olho para mim, da cabeça aos pés, como se fosse um João Ninguém. E nem respondeu. Como sou devoto de Santo Antonio, Graça me olhou e pedi para fazer seu retrato. Sorry, periferia. Tenho que citar novamente Ibrahim Sued: “Os cães ladram e a caravana passa”.

c-patricia-raposo-andre-araujo

Patrícia Raposo e André Araújo (Foto: Fernando Machado)

c-renata-vlademir-melo

Renata e Vlademir Melo (Foto: Fernando Machado)

O bufê para duas mil pessoas, estava maravilhoso foi grifado pelo La Cuisine de Sophia Lins. Na mesa fixa (9h às 11h) estavam cesta de frutas tropicais (maçã, banana, tangerina, pera, carambola, uvas, etc), iogurte Vigor, biscoitos da Vitarella, sanduíches no pão de metro com pasta de frango, cenoura ralada e alfaces cortadas à Juliana, sanduíche fatiado no pão baguete com carne marinada, rúcula, lascas de parmesão e molho de mostarda, bolos diversos (laranja e fubá) e cuscuz com charque acebolada.

c-ricardo-gitirana-roberta-marcela-jungmann

Ricardo Gitirana, Roberta Jungmann e a filha Marcela (Foto: Fernando Machado)

c-sergio-sales-vera

Sérgio Sales e Vera (Foto: Fernando Machado)

No coquetel volante tinhamos, entre 11 e 16h, constou de mini empada de queijo do reino, mini coxinhas de frango com molho barbecue, bolinhos de queijos especiais, bolinhos de bacalhau ao azeite, bolinho de charque, bolinho de aratu, queijo coalho crocante ao molho de mel de engenho com erva doce, pastéis de queijo e de carne com geleia de pimenta e camarão no panko com mix de queijos e molho agridoce. Na Ilha com mix de frutas secas repousavam amendoim japonês temperado (salsa, pimenta, natural), amendoim salgado e castanha de caju torrada.

c-sileno-guedesmaria-eduarda

Sileno Guedes e Eduarda (Foto: Fernando Machado)

c-silvana-lundgren-paula-meira

Silvana Lundgren e Paula Meira(Foto: Fernando Machado)

Nas ilhas de caldinhos (12hàs 16h) caldinhos de peixe, camarão e feijão, acompanhados de ovo de codorna e azeitonas. Na Ilha de espetinho (12 às 16h), espetinhos de carne e de frango acompanhado de farofa na manteiga. Na ilha de cachorro quente mini cachorro quente acompanhado de batata palha, queijo ralado, milho, ervilha, ketchup e maionese (sachê). Na ilha de Massas (13h às 16h), podia-se degustar parafuso, fettuccine e penne Vitarella, acompanhados dos molhos (bolonhesa, molho de queijo e molho de camarão com ervas de provence) e parmesão ralado. Tudo regado a cerveja Skol e refrigerantes da Ambev.

c-tiago-carolina-phaelante-thiago-antunes

Tiago e Carolina Phaelante com Thiago Antunes (Foto: Fernando Machado)

c-victor-bandeira-maria-helena

Victor Bandeira de Melo e Maria Helena (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !