Fernando Machado

Camarote Globeleza


Celso Coli à côté Jorgina (Foto: Fernando Machado)

“Cadê Mário Melo? / Partiu para a eternidade / Deixando na sua cidade / Um mundo de saudade sem igual! / Foliões, a nossa reverencia / À sua grande ausência / Do nosso carnaval”. Por que começar a reportagem do Camarote Globeleza, com a Evocação Nº 3 de Nelson Ferreira?


Iuri Maia Leite e Claudia (Foto: Fernando Machado)

Simplesmente porque onde ele foi montado era onde se concentravam, Vassourinhas, Batutas de São José, Inocentes do Rosarinho, Bloco das Flores e da Saudade, e muito antes Pirilampos e Tejipió. A Praça da Independência era chamada também como a Pracinha do Diário, e funcionava como o Quartel General do Frevo.


Pedro e sua mãe Jô Mazzarolo com Álvaro Borgtes (Foto: Fernando Machado)

Diante do jornal Diário de Pernambuco “De braços para o alto / Cabelos desgrenhados, / Frevando sem parar / Lá vem Mário!” Agora resta apenas o prédio onde funcionou o jornal mais antigo em circulação da América Latina. Por um dia surgiu naquele local o Camarote Globeleza ou seria o Palácio do Efêmero Globeleza?


Maria Sanchez-Carlo a Diva do Globeleza (Foto: Fernando Machado)

“Defendendo Vasourinhas, / Pão Duro e Dona Santa, / Dragões e Canindés, / Lá vem Mário”. E com ele já passaram, Felinto, Pedro Salgado, / Guilherme e Fenelon.” Porém juro que vi lá do alto Mário Melo batendo palmas, não somente para o “frevo e para o passo” como também para Celso Coli e Iuri Maia Leite pelo esplendor que é aquela maravilha chamada Camarote Globeleza.


Luiz Antônio Pinto Machado e Denise (Foto: Fernando Machado)

Este ano o Globeleza teve uma decoração inspirada no Avião, na Televisão, na Lâmpada, no Telefone, no Carro, na Câmara Fotográfica, no Rádio, na Roda e no Computador. Este espaço para ver o galo passar começou em 1995 e desde essa época que Romildo Alves faz a sua decoração.


Claudio Grilli e Renata, Glaucia e Nilson Ananias (Foto: Fernando Machado)

E ela estava linda, com itens que representavam o tema. Romildo usou três mil metros de malhas e mil metros de malha com estamparia. Além de muita estrutura de ferro. Do teto caiam sobre nós sete balões que remetiam ao inventor Santos Dumont. O comandante do II Comar, brigadeiro Luiz Antonio Pinto Machado, estava muito orgulhoso com a homenagem ao Pai da Aviação.


Maria Pimentel, Eric Johnson e Helguita Jucá (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !