Fernando Machado

Bom dia tristeza, Nerize

“Sebastião, meu bem / Anda logo, vem / vem pra mais perto de mim / Chegadinho assim / Sua muié num tá presente / Quem mandou num tá? / Chega mais um bucadinho / Larga de me olhar / Encrenca num vai dá, / Somo di maió / Podi nem dar confusão / num se avexe, não/ Casquinha é bom de se tirá / Embora aproveitar / A melodia do baião / Mas num rode tanto assim / Que se não o vento dá / Minha saia vai subi / E esse povo todo vai oiá / Anda, peste, vem pra cá / Q’eu me achego mais procê / Vê cinema eu sei que é bom / Mas ninguém vai vê”, de Dolores Duran era uma das músicas preferidas desta notável cantora pernambucana, que faleceu na véspera de Natal, aos 82 anos.

n-nerize-gracinha4

Nerize Paiva no inicio de sua carreira (Foto: Cortesia)

Estamos nos referindo a Nerize Paiva dos Santos. Esta deusa de ébano, tinha apenas 1m60 de altura mas quando subia no palco da Rádio Jornal do Commercio levava o publico, principalmente os homens à loucura. Era chamada de furacão dos auditórios. Ela reinou entre as décadas de cinquenta e setenta, aliás época de ouro do radio pernambucano. Quando Nerize era anunciada parecia que era um tsunami estava para vir. Morreu no ostracismo como os grande nomes da história. Minha querida amiga, quanta saudade. Quando ti vi numa cadeira de rodas, isso desde o ano 2000, entendi que no mundo nada se leva.

n-nerize-grainha

Nerizas Paiva na Rádio Jornal (Foto: Cortesia)

Ela ousou e como. Quando cantava dançava levantava a saia e o mundo vinha abaixo. Quem não lembra dela cantando Vai Lavar Teu Siri, ou música Qual é o pó, qual é pó / É entrar na folia / E arranjar um xodó / Ai essa não / Não sou de casamento / E nem dou meu coração / Cachaça só tomou na cuia / Meu fraco é namorar / Aquelas tuias”, de Sebastião Lopes, dou então Operação Macaco de Nelson Ferreira: “Dizem que em 60 nego vai virar macaco / ora vejam só que grande confusão / Se for verdade essa Operação Macaco / penca de banana vai custar um milhão”.

n-nerize-jovem-gracinha

Nerize Paiva numa excursão por Sergipe (Foto: Cortesia)

Com a chegada da televisão os castings das rádios tiveram uma baixa e ai começou o ocaso de Nerize Paiva. Quando a sua mãe faleceu Nerize foi morar no Rio de Janeiro e lá conheceu um gaúcho descendente de alemão, o sargento da Marinha Gercy Rutz, foi amor à primeira vista. No dia 22 de março de 1991, em Manaus, se casaram e vieram morar no Recife. A prova é que Rutz ficou ao seu lado até o dia 24 de maio deste ano quando Nerize foi se juntar no céu com Dolores Duran, Sebastião Lopes e Nelson Ferreira.

n-nerize-contracapa

A contra capa do disco que Nerize gravou (Fotos: Cortesia)

E com certeza deve ter cantado Não se avexe não., Qual é o Pó e Operação Macaco. Não posso precisar se ela levantou a saia mas caso o fizesse São Pedro deve adorar. Nerize, ainda me lembro da comemoração do seu aniversário de 2010, quando tive a felicidade de ir até o seu apartamento na Imbiribeira, levado por Carmen Towar. Daquela Nerize Paiva que aplaudia no auditório da Rádio Jornal do Commercio não tinha quase nada. Tanto que ela ao invés de cantar Sebastião meu Bem preferiu interpretar Bom Dia Tristeza de Adoniran Barbosa.

neriza-contracapa

Nerize Paiva e a capa do disco Boca de Forno (Fotos: Cortesia)

E todos reverenciaram a musa, cantando: “Bom dia, tristeza / Que tarde, tristeza / Você veio hoje me ver / Já estava ficando / Até meio triste / De estar tanto tempo / Longe de você / Se chegue, tristeza / Se sente comigo / Aqui, nesta mesa de bar / Beba do meu copo / Me dê o seu ombro / Que é para eu chorar / Chorar de tristeza / Tristeza de amar”. E eu sentado via passar a história radiofônica diante dos meus olhos, que tanto povoou minha adolescência. A sala parecia um botequim ou seria um auditório? E quando de lá sai, com lágrimas nos olhos lembrei de Maysa.

n-nerize-paiva3

Nerize Paiva no dia do seu aniversário em 2010 (Foto: Fernando Machado)

E sabe qual a música que Maysa cantava para mim? Chão de Estrelas de Orestes Barbosa: “Minha vida era um palco iluminado / Eu vivia vestido de dourado / Palhaço das perdidas ilusões / Cheio dos guizos falsos da alegria / Andei cantando a minha fantasia / Entre as palmas febris dos corações / Meu barracão no morro do Salgueiro / Tinha o cantar alegre de um viveiro / Foste a sonoridade que acabou / E hoje, quando do sol, a claridade / Forra o meu barracão, sinto saudade / Da mulher pomba-rola que voou”. Não me perguntem porque Maysa e muito menos Chão de Estrelas, de Orestes Barbosa.

 

Gostou ?
Compartilhe !