Fernando Machado

Bode Enterrado

Ontem o presidente do Sistema Fecomercio, Josias Albuquerque, ofereceu almoço na Fazenda Barreiros, a 32 quilômetros de Serra Talhada, de Álvaro Severo para um grupo de convidados. Foi na casa grande da fazenda que viveu alguns anos Lampião. O prato de resistência foi bode enterrado, uma comida que o grupo de cangaceiros comandado por Virgulino Ferreira, o Lampião, o mais famoso e polêmico de todos.

a-marcelo-queiroz-josias-albuquerque-alvaro-severo-luiz-gastao2
Alvaro Severo entre os presidentes da Fecomercio Marcelo (Rio Grande do Norte) Queiroz, Josias (Pernambuco) Albuquerque e Luiz (Ceará) Gastão (Fotos: Agencia Rodrigo Moreira)

Eles desenvolveram técnicas e táticas para sobreviver na caatinga, desde métodos de obtenção de água e progressão nessa vegetação, até um modo peculiar de cozinhar, entre os pratos do cardápio da época, estava o bode enterrado. Cujo ritual é muito interessante. Na ocasião Josias Albuquerque recebeu do artista Luiz de Juvenal um cajado de pau d’arco.

a-carlos-evandro-josias-albuquerque-alvaro-severo-francisco-morato-agencia-rodrigo-moreira7
O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, Josias Albuquerque, Alvaro Severo e Francisco Morato

Primeiro um bando de vaqueiros, vestidos a caráter, surge da maior reserva de caatinga da região, são 800 hectares, montados nos seus cavalos cantando enquanto o bode é desenterrado de uma cova depois de 12 horas de cozimento. Tudo isso aconteceu entre árvores (angicos, mandacarus e baraúnas).

a-grupo
Josias Albuquerque e seus convidados

Depois desta cerimonia todos seguem para a casa grande para degustar o almoço feito pela quituteira Dora Lima. Sobre a mesa estavam carne de gado desfiada, feijão de corda, angu de milho, quidriba (feijão com xerém), galinha de capoeira, galinha guisada, carne de bode ao molho, arroz solto e arroz ligado, além macarrão solto.

Gostou ?
Compartilhe !