Fernando Machado

Benção de São Félix na Penha

O galpão onde atualmente acontecem as missas da Basílica de Nossa Senhora da Penha, pois ela está em restauração, foi pequeno para a primeira benção de São Félix do ano. Mais de 30 mil fiéis compareceram as missas. A primeira foi às 6h e a última, às 17h presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, assistida por cerca de duas mil pessoas.

b-dom-fernando
Dom Fernando Saburido inicia a missa (Fotos: Fernando Machado)

Um detalhe importantíssimo. Dom Fernando Saburido pediu ao pároco da Basílica, Frei Luiz de França para ungi-lo com o óleo de São Felix e depois fez questão de fazer a mesma coisa com os fiéis. É um fato inédito nesses mais de 70 anos da Benção de São Félix, um arcebispo fazer a unção nos devotos do santo. Frei Luiz de França ficou em estado de graça com essa ação de piedade cristã.

b-galpao
Uma vista parcial do galpão lotado de devotos

A primeira leitura foi feita por Tereza Nunes, salmo foi cantado pelo Frei Tiago, enquanto Frei França fez a aclamação do Evangelho. Dom Fernando cantou o Evangelho e depois fez uma homilia daquelas que somente os que tem intimidade com céus sabem fazer. O ministério musical foi com Luiz Cláudio da Silva acompanhado do teclado de Manah. A primeira Benção de São Félix de 2011 entrou para a história da Basílica da Penha.

b-dom-fernando-fieis
Dom Fernando dando a benção de São Félix aos fiéis

Não esquecer que Dom Fernando Saburido, que entrou pela nave central do galpão ao som do Bom Pastor, fez questão de apertar a mão de todos que os fiéis que procuraram. Acho que isso demorou cerca de uma hora. Depois o pároco Frei Luiz de França Fernandes e o Guardião, Frei Fernando Cornélio ofereceram uma jantar, daqueles da gente comer rezando ao nosso arcebispo.

b-frei-franca-dom-fernando-frei-fernando-cornelio
Frei França, Dom Fernando e Frei Fernando Cornélio durante a oração no refeitório

Antes de começar a servido Dom Fernando Saburido fez uma prece e na sequencia foi rezado o Padre Nosso. Entre as presenças anotamos a jornalista Jô Mazzarolo, Dulce Saburido, Zuleide Araújo, Telma Liege, Fátima Valéria, Luiz Cláudio, freis Paulo Amancio, Luiz Vieira, Genivaldo, Nivaldo e Bosco.

b-frei-franca-telma-liege-dom-fernando-dulce-saburido
Frei França, Telma Liege, Dom Fernando e sua irmã Dulce Saburido

Gostou ?
Compartilhe !