Fernando Machado

Bastião: O Poeta Analfabeto

O documentário pernambucano Leonardo Bastião, o poeta analfabeto (2019), de Jefferson Sousa, foi o único filme brasileiro a entrar na Seleção Oficial do Viva Film Festival 2019, na Bósnia e Herzegovina, um dos maiores festivais de cinema do sudeste europeu. Além deste, integra a seleção oficial do XXIII International Ecological Film Festival To Save And Preserve, da Rússia, e o Lift-Off Global Network UK, do Reino Unido.

O diretor Jefferson Sousa (Foto: Divulgação)

O filme é rodado na zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, em uma casinha de taipa, onde vive Leonardo Bastião, 74 anos, um poeta que, mesmo sem saber ler ou escrever, construiu, por intermédio da sua poesia metrificada de improviso, um universo cultural avassalador. Após quase sete décadas no anonimato, vídeos de Leonardo declamando versos autorais alcançaram milhões de visualizações na internet e até geraram um livro transcrito por fãs.

O poeta Leonardo Bastião (Foto: Divulgação)

O orçamento do filme foi de 3 mil reais. A direção, produção, roteiro e montagem são de Jefferson Sousa. No elenco temos Leonardo Bastião; Bernardo Ferreira (produtor cultural); o professor Marcos Nunes; o escritor e pesquisador Saulo Passos; o poeta e escritor Zé Adalberto. O link: https://www.imdb.com/title/tt10200044/.

Gostou ?
Compartilhe !