Fernando Machado

Blog

Banzai, Japão!

j-tadayoshi-mochizuki-usha-pitts-gareth-moore-mari
Tadayoshi Mochizuki, Usha Pitts, Gareth Moore e Mari Mochizuki (Fotos: Fernando Machado)

Ontem à noite no salão de festas do Empresarial Center, em Boa Viagem aconteceu a recepção em torno do aniversário do Imperador Akihito, do Japão, também considerado a Data Nacional do país do sol nascente. Foi um encontro bonito com recheio de ikebanas. Recebendo os convidados estavam o cônsul Tadayoshi Mochizuki e a consulesa Mari.

j-ana-maria-isnard-penha-brasil
O embaixador Isnard Penha Brasil e Ana Maria

O cerimonial foi comandado pela secretária Cecília Gomes. Primeiro ouvimos a execução dos hinos do Japão e do Brasil e depois tivemos a fala do diplomata japonês. O senhor Mochizuki falou sobre os projetos bilaterais entre o Brasil e o Japão, das conquistas pernambucanas, e relembrou a catástrofe que aconteceu no dia 11 de março deste ano em Tohuku.

j-raquel-miranda-claudia-bredreck
Raquel Miranda e Cláudia Bredreck

Na seqüência foi exibido um vídeo sobre o terremoto seguido de tsunami na região de Tohoku. Sem dúvida um momento de muita emoção, e de exemplo de fé e esperança para muitos povos. Artistas, profissionais liberais e os moradores se uniram no local para cantar Sayonara (Ue o Nuite Aruko), em homenagem para os outros que não tiveram a mesma sorte deles.

j-cecilia-gaomes-0odecil-oliveira
Cecilia Gomes ao lado do consul honorário do Japão, em Salvador, Odecil Oliviera

Depois o cônsul Tadayoshi Mochizuki convidou os convidados para um kampai, ou seja um brinde ao Imperador Ahikito. A partir daí foi servido um jantar. Um de sabor ocidental, creme de frango, frutos do mar, uma massa, assinado por Graça Santos e outro oriental by Wasabi, tendo como pièce de résistance sushi.

j-clifton-oliphant-elizabeth-mac-donalds
Os diplomatas norte-americanos Clifton Oliphant e Elizabeth Lawrence

Pelo Corpo Consular anotamos Isnard Penha Brasil com Ana Maria, Thomas Wülfing com Janaina Gonçalves, Martina Uhe e Martin Mahn (Alemanha), Usha Pitts, Elizabeth Lawrence, Cláudia Bredreck, Raquel e Leonel Miranda, Clifton Oliphant (Estados Unidos), Patrice Bonnal à côté Manae (França).

j-maria-grazia-liberati-roberto-maciel-martina-uhe
Maria Grazia Liberati, Roberto Maciel e Martina Uhe

Ainda Francesco Piccione e Maria Grazia Liberati (Itália), Gisela e Keni Sakurai, Kenji Ishida (Japão), Alejandro Hurtado (Argentina), Coromoto Godoy, Andrea Corao e Nestor Chirinos (Venezuela), Lamartine Holanda Junior e Marialuisa (Albania).

j-mari-mochizuki-manae-patrice-bonnal
Mari Mochizuki, Manae e Patrice Bonnal

Também destacamos o deputado Antônio Moraes e Suely, o Mauro José da Silva Gonçalves e Marcia (Marinha), Roberto Maciel (Aeronáutica), Cristina Freyre, Maria Inês Pessoa, Luciana e Gustavo Lopes de Carvalho, Girley Brasileiro, Antônio Azevedo, o maestro Ademir Araújo que presenteou do consul do Japão com um CD de frevos.

j-coromoto-calderon-alejandro-hurtado-usha-pitts
Coromoto Godoy Calderón, Alejandro Hurtado e Usha Pitts

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.