Fernando Machado

Baile Municipal 2013

Não fosse o estrangeiro Jorge Ben Jor e o blog orgulhosamente começaria o texto assim. Este ano o Baile Municipal resgatou seu objetivo, ou seja, divulgar o frevo. Mesmo assim começo cantarolando “Vem, meu bem / Alegria que o frevo contém / É a do meu coração / Vem pegar no meu braço / Vamos cair no passo sem alteração”.


Geraldo Julio de Mello Filho à côté Cristina (Foto: Fernando Machado)

Hoje durante um brunch na Arcádia do Paço Alfandega, o local poderia ter sido escrito Passo Alfândega, aconteceu a coletiva de imprensa para falar sobre como vai ser o primeiro Baile Municipal do Recife do prefeito Geraldo Julio de Mello Filho. Pois lá estavam o Bloco Eu Quero Mais e Spok e parte de sua orquestra. Voltei para casa contente porque o frevo e conseqüentemente Vassourinhas vai voltar a reinar no Baile.


Naná Vasconcelos, Ademir Araújo e Josildo Sá (Foto: Fernando Machado)

O host do encontro foi Evaristo Filho. Na coletiva tivemos quatro falas. A primeira foi do arquiteto Carlos Augusto Lira que teceu comentários de como será a decoração do baile inspirada nos homenageados: Alcir Lacerda e Naná Vasconcelos. Quem olhar do dancing vai admirar diante dos camarotes trabalhos de Alcir, ou seja, a fotografia.


Maestro Spok, Claudionor Germando e Naná Vasconcelos com Eu Quero Mais (Foto: Fernando Machado)

A última fala foi a do prefeito Geraldo Julio que confessou que vai resgatar o frevo e depois agradeceu a um montão de gente. As outras duas vão para a geladeira, como diria o Papa Ibrahim Sued. Um fato inédito: A primeira dama do Recife Cristina Mello não falou numa coletiva de baile Municipal.


Eduardo Lira, Bel Andrade Lima e Carlos Augusto Lira (Foto: Fernando Machado)

Subirão ao palco do Chevrolet Hall a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério comanda pelo Maestro Forró, a Orquestra Popular do Recife do Maestro Ademir Araújo, o Formiga e a SpokFrevo Orquestra do Maestro Spok. Sinto orgulho de escrever sobre orquestras, pois elas foram carros chefes dos tempos de Ouro dos Municipais.


Os musos Evaristo Filho e Carlos Percol (Foto: Fernando Machado)

As orquestras vão acompanhar Almir Rouche, Nena Queiroga, Claudionor Germano, Coral Edgar Moraes, André Rio, Morrom Brasileiro, Josildo Sá, Ed Carlos, Alceu Valença, Elba Ramalho e Jorge Ben Jor. A abertura do baile será com o notável percussionista Naná Vasconcelos. Alcir e Naná que na decoração estará na frente do CH, saudando os foliões vão receber um troféu em forma de passista confeccionado pelo artista plástico Rinaldo Silva.


Ticiana Pacheco e Muciolo Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Conforme esta coluna divulgou vamos ter novamente o concurso de Fantasias (Originalidade e Luxo). No próximo ano só Deus sabe. Os apresentadores são o deus de ébano Márcio Bonfim da TV Globo e Isly Viana, da TV Clube. E concluo cantando a musica do grande Capiba: “E se aqui estamos, cantando esta canção / Viemos defender a nossa tradição”.

Gostou ?
Compartilhe !