Fernando Machado

Aurora dos Carnavais 2015

f-humberto-vieira-de-melo-sergio-gusmmão-walmir-chagas2

Humberto Vieira de Mello, Sérgio Gusmão e Walmir Chagas (Foto: Fernando Machado)

f-wesley-nery-da-costa

O deus de ébano carioca Wesley Neri da Costa e as pastoras (Foto: Fernando Machado)

f-bloco-das-ilusões-ana-neri-menezes

As pastoras do Bloco das Ilusões tendo à frente Ana Neri Menezes (Foto: Fernando Machado)

A Rua da Aurora, o centro do Recife, virou ontem, a Meca dos blocos líricos e isso se deve ao carnavalesco Romero Amorim (1938/2012) que criou em 1990, um dos grandes momentos do nosso Carnaval. Estamos nos referindo Aurora dos Carnavais, que é um encontro de blocos líricos. O sol estava chegava ao ocaso, e uma lua quarto crescente chegava para dar mais brilho aos 29 blocos líricos que desfilaram pelo palco montado debruçado para o Rio Capibaribe. Os primeiros a surgirem foram dedicados aos baixinhos.

f-ana-paula-gonçalves-gilberto-raimundo-da-silva-mauriceia-de-jesus

Ana Paula Gonçalves, Gilberto Raimundo da Silva e Maurícia de Jesus (Foto: Fernando Machado)

f-amantes-das-flores-camaragibe-neide-santana

A flabelista Neide Santana do Amantes das Flores de Camaragibe (Foto: Fernando Machado)

Os blocos líricos são esquecidos pelos governos, pelos coroas e pelos corinhas. Sendo que a maior parcela desses ignorantes são os corinhas. Claro que, se os seguidores dos blocos não se cuidarem, suas evoluções serão realizados em saraus. Acontece que graças a Deus, os blocos líricos são ainda as grande atrações do nosso Carnaval. E ontem, para minha surpresa, muitos jovens estavam lá chegando até cantar com os corais do blocos.

f-bloco-corda-e-retalhos

As pastoras do Bloco Corda e Retalhos (Foto: Fernando Machado)

f-albyson-inojosa-manaooela-de-oliviera-seresteiros-de-salgadinho

Os pastores do Bloco Seresteiros de Salgadinho Albyson Inojosa e Manoela de Oliveira (Foto: Fernando Machado)

O Rio Capibaribe que margeava o local também aderiu em reverenciar o autentico carnaval pernambucano. Os políticos estavam na Casa Joaquim Nabuco, bem pertinho do Aurora dos Carnavais, pois estavam sendo empossados. Então retiro um trecho da musica de Luiz de França – Boquinha, para resumir essa ação: “Vem conhecer o que é harmonia / Vem, meu bem / Alegria que o frevo contém / É a do meu coração / Vem pegar no meu braço / Vamos cair no passo sem alteração”. O host do Aurora dos Carnavais competente Sérgio Gusmão.

f-bloco-das-flores-jane-emirce

Jane Emirce de Melo e o seu Bloco das Flores (Foto: Fernando Machado)

f-erickson-gadelha-dejean-monteiro

Erickson Gadelha e Dejean Monteiro (Foto: Fernando Machado)

O carnavalesco Romero Amorim, lá céu, deve estar todo orgulhoso porque o projeto continua firme e deve até estar cantarolado “Meu Recife eu te lembro / De Aurora à janela / Debruçadas tão bela / Sobre o Capibaribe / O seu rio namorado / E a sorrir flamboyants / Em vermelho rendados / E se amando no espelho / Sob o sol das manhãs!” O Bloco Sempre Feliz, de Paulista, soube conquistar o público, pois só cantou músicas conhecidas. Começou com Evocação Nº 1, de Nelson Ferreira.

f-bloco-em-poesia

Os pastores do Bloco em Poesia (Foto: Fernando Machado)

f-bruno-silva-junior-joao-paulo-santos

Bruno Silva Junior e João Paulo Santos à côté as pastoras (Foto: Fernando Machado)

E um coral de cinco mil vozes cantava como se fosse última vez: “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon / Cadê teus blocos famosos / Bloco das Flores, Andaluzas, Pirilampos, Apôs-Fum / Dos carnavais saudosos / Na alta madrugada / O coro entoava / Do bloco a marcha-regresso / E era o sucesso dos tempos ideais / Do velho Raul Moraes / Adeus adeus minha gente / Que já cantamos bastante / E Recife adormecia / Ficava a sonhar / Ao som da triste melodia”.

f-compositores-foliões-lais-limaco-socorrinho-cardoso

Compositores em Folia: a flabelistas Lais Climaco e a pastora Socorrino Cardoso (Foto: Fernando Machado)

f-kelma-rosa-wanderson-santana

Kelma Rosa Santana e o filhão  Wanderson (Foto: Fernando Machado)

O bloco Cordas e Retalhos levou a plateia à loucura cantando Roda e Avisa, de Jota Michiles: “Roda, roda, roda e avisa / Que a alegria explodiu no ar / O velho guerreiro sorrindo / Subindo, subindo foi pro céu brincar / Roda, roda, roda que a vida / É um sonho que vai terminar / O bom palhaço não chora / E vai embora sem explicar / Quem vai querer / Abacaxi, banana e bacalhau / Olha a mãe do Russo / E a buzinada do seu Nicolau / Quem reviveu toda alegria do seu carnaval  / Alô, alô Teresinha / Ai que saudade do Cassino do Chacrinha!”

f-damas-valetes-edna-nascimento-silva

As pastoras do Bloco Damas e Valetes (Foto: Fernando Machado)

f-melssa-vicente-bruno-leon

Melissa Vicente e Bruno Leon (Foto: Fernando Machado)

O Com Você no Coração arrasou entoado o Frevo da Saudade, de Nelson Ferreira e Aldemar Paiva, cuja letra é assim: “Quem tem saudade / Não está sozinho, / Tem o carinho, da recordação… / Por isso quando estou / Mais isolado / Estou bem acompanhado /  Com você no coração… / Uma sorriso, uma frase, uma flor, / Tudo é você na imaginação../ Serpentina ou confete… / Carnaval de amor…/ Tudo é você no coração… / Você existe / Como um anjo de bondade / E me acompanha / Neste frevo de saudade”.

f-flabelo-encantado

Os pastores e pastoras do Bloco Flabelo Encantado (Foto: Fernando Machado)

f-italo-xavier-eunice-oliveira-gypsy-nascimento-anna-gorett-sales-cilenemaria-dos-anjos3

Italo Xavier, Eunice Oliveira, Gypsy Nascimento, Anna Gorett Sales e Cilene Maria dos Anjos (Foto: Fernando Machado)

O relógio batia 20h40 quando subiu na passarela do palco do Aurora dos Carnavais, o Bloco da Saudade, cantando seu hino criado por Edgard Moraes: “Bloco das Flores, Andaluzas, Cartomantes, Camponeses, Apôis Fum e o Bloco Um dia Só / Os Corações Futuristas, Bobos em Folia, Pirilampos de Tijipió / A Flor da Magnólia / Lira do Charmion, Sem Rival, / Jacarandá, a Madeira da Fé / Crisântemos, Se tem Bote e Um dia de Carnaval”. Nem precisa dizer, mas eu digo, a  multidão cantou, cantou “nem sei como ela cantava assim / Só sei que todo Aurora dos Carnavais aplaudiu de pé quando chegou ao fim”.

f-josy,marcela-ielson-isabel-muciolo-juliana-marion

Ielson Torres e Muciolo Ferreira entre as pastoras do Bloco da Saudade, Josy, Marcela, Isabel, Juliana e Marion (Foto: Fernando Machado)

f-lucinete-celestino-dasilva-daniel-araujo--maria-fernanda-trajano=adjane-menezes-bloco-lirico-de-carpinac

As pastoras do Bloco Lírico de Carpina Lucinete Celestino da Silva e Adjane Menezes com Daniel Araújo e Maria Fernanda Trajano (Foto Fernando Machado)

Juro que vi Capiba, Nelson Ferreira, Luiz Bandeira, Edgard Moraes, Romero Amorim num cantinho do palco, assim como Duda, Claudionor Germano e Humberto Vieira de Melo. Deixei vê-los quando avistei Madame Min com aquela cara de Madame de Coupruar, somente soltava um sorriso amarelo quando alguns iam até ela reverencia-la. Eta criatura chata é essa Madame Min. Do sábio jornalista e ex-secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife, Gilberto Prado: pincei este pensamento “A demora é pouca”.

f-pablo-henrique-alves

Pablo Henrique Alves parou de vender pipocas para curtir um pouco o Bloco dos Artesões (Foto: Fernando Machado)

f-raphaella-kathryne-luiz-henrique-teodoro

Raphaela Kathryne e Luiz Henrique Teodoro (Foto: Fernando Machado)

Quando eu, Ielson Torres e Muciolo Ferreira saiamos orgulhosos de nossa cultura um coral de um bloco cantando: “Madeira do Rosarinho / Vem a cidade sua fama mostrar / E traz com seu pessoal / Seu estandarte tão original / Não vem pra fazer barulho / Vem só dizer… e com satisfação /  Queiram ou não queiram os juízes /  O nosso bloco é de fato campeão / E se aqui estamos, cantando esta canção / Viemos defender a nossa tradição / E dizer bem alto que a injustiça dói / Nós somos madeira de lei que cupim não rói”.

f-stenio-wilker-prigilly-de-melo-bruna-cavalcante-diego-barbosa

Stenio Wilker, Prigily de Melo, Bruna Cavalcante e Diego Barbosa (Foto: Fernando Machado)

f-taciana-soares-mauricio-bandeira

Taciana Soares do Grupo As Conchitas e o deus de ébano Maurício Bandeira (Foto: Fernando Machado)

f-paulo-fernando-ferreira-lais-climaco

Paulo Fernando Ferreira e a flabelista Lais Climaco (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !