Fernando Machado

As rolinhas do Barão

O documentário Kibe Lanches, dirigido por Alexandre Figueirôa, sobre uma lanchonete especializada em pratos árabes funcionava no bairro do Pina, foi selecionado para a mostra competitiva do Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema, que ocorre no Rio de Janeiro, de hoje até o dia 11 de julho.

Barão arrasava na sua lanchonete (Foto: Divulgação)

Na década de 1980, nos finais de semana, além de vender kibes, esfihas, charutos de repolho, entre outras iguarias, o Kibe Lanches transformava-se numa casa de espetáculos improvisada. Grupos de pagode animavam as tardes de domingo; aos sábados, se realizavam festas dançantes; e, nas sextas, o local tornava-se um dos principais pontos de encontro LGBT da cidade, com apresentações de transformistas e um desfile de rapazes.

A Drag Fashion participa do documentário (Foto: Divulgação)

Ousado para a época, com os candidatos desfilando primeiro vestidos e, no final, completamente nus, o inusitado concurso era conhecido como as rolinhas do Barão, referencia ao proprietário do estabelecimento e o animador das festas Luiz Ferreira de Araújo, mais conhecido como Barão. Assista ao trailer do documentário no https://vimeo.com/238947506.

 

 

Gostou ?
Compartilhe !